From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Comissão visita aldeia indígena em Brumadinho

10/10/2022

Fonte: ALMG - almg.gov.br



Objetivo é verificar, nesta terça (11), se crianças em idade escolar têm direitos constitucionais respeitados.

10/10/2022 - 11:45

Nesta terça-feira (11/10/22), às 10 horas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza visita técnica à Aldeia Arapoã Kakyá, da etnia Xukuru-Kariri, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

O objetivo é verificar as condições em que se encontram as crianças em idade escolar e o cumprimento do direito constitucional à educação indígena. A aldeia fica na antiga Fazenda Bruma, na Estrada de Melo Franco, próximo à Fazenda Flora da Índia, no município.

A visita atende a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), que preside a comissão e quer apurar se tem sido respeitado o direito à educação, em consonância com os direitos à proteção, à cultura e aos modos de vida, constitucionalmente garantidos a essas populações.

Aldeia
Conforme o gabinete da parlamentar, em fevereiro deste ano 15 famílias da etnia Xucuru Kariri fundaram a Aldeia Arapoã Kakyá, a partir de retomada indígena em área da antiga Fazenda Bruma, na zona rural de Brumadinho.

A aldeia abriga 17 crianças em idade escolar e, segundo o gabinete, possui professores formados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reivindica o direito à educação escolar indígena, assegurado na Constituição Federal.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) também assegura às comunidades indígenas o direito a esta modalidade da educação básica diferenciada, específica e bilíngue, que garanta às comunidades e povos suas memórias, com a recuperação e a preservação de suas históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas e ciências, bem como o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e de demais comunidades indígenas.


https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2022/10/10_release_educacao_visita_aldeia_indigena
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source