From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Governo Federal incentiva adoção de animais domésticos na Terra Indígena Apyterewa

20/03/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



As ações de desintrusão na Terra Indígena (TI) Apyterewa, no Pará, mobilizaram o governo federal para mais uma ato importante na região: promover a adoção dos animais domésticos que foram deixados pelos invasores, mesmo após receberem autorização para resgatarem os animais.

Na Vila Renascer, a área mais afetada na TI Apyterewa, equipes de resgate cuidam de dezenas de cães e gatos que aguardam adoção por meio da Campanha Adote Apyterewa. Na página online criada para divulgação da iniciativa, foram publicadas fotos e histórias desses animais, os quais já foram castrados, medicados e estão prontos para encontrar um lar permanente. Clique aqui e saiba como fazer a adoção.

Atualmente, os pets estão sob cuidados temporários, mas precisam ser realocados urgentemente por serem considerados espécies exóticas invasoras na região, o que representa uma ameaça à biodiversidade local.

Nesse cenário, a sociedade pode contribuir adotando um desses animais ou divulgando a campanha de adoção na TI Apyterewa. Para adotantes fora do Pará, a GOL oferece frete gratuito para transportá-los até a maioria das capitais do país. Para adotantes locais nos municípios próximos à TI (Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu), o transporte é terrestre.

Resultados da desintrusão

Denominada Operação Desintrusão, a ação integrada de órgãos do Governo Federal, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para retirar invasores do território indígena, fez com que a TI Apyterewa registrasse um marco significativo para a região que, anteriormente, liderava o ranking de desmatamento na Amazônia. Em janeiro deste ano, houve a redução de 79,8% no desmatamento, em comparação ao ano anterior, segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O desmatamento foi zero no período.

Antes da operação, a Terra Indígena Apyterewa era considerada a mais desmatada do país, perdendo 319 km² de floresta nativa entre 2019 e 2022. A retirada dos invasores visava restaurar a legalidade no território. Cerca de 300 agentes de diversas instituições federais participaram da operação, marcada por desafios e resistências, mas que teve como resultado a recuperação do território para o povo Parakanã, etnia de recente contato com não indígenas.

Assessoria de Comunicação/Funai

Categoria
Assistência Social

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/governo-federal-incentiva-adocao-de-animais-domesticos-na-terra-indigena-apyterewa
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source