From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF lança vídeo manifesto para marcar Dia dos Povos Indígenas

19/04/2024

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



Objetivo é quebrar estereótipos e sensibilizar a sociedade sobre a importância e a pluralidade dos primeiros habitantes do país

"Para sobreviver, precisamos falar que sempre estivemos aqui". Com essa mensagem, indígenas de diferentes etnias e profissões mostram os desafios que enfrentam diariamente para quebrar os estereótipos que cercam essas comunidades. O manifesto em vídeo lançado nesta sexta-feira (19) pelo Ministério Público Federal (MPF), para marcar o Dia do Povos Indígenas, busca reconhecer o patrimônio cultural e a contribuição dessas populações para o país, bem como combater o preconceito e retratar a diversidade étnica e cultural.

O Brasil é lar de mais de 1,6 milhão de indígenas, que integram pelo menos 266 povos e falam mais de 150 línguas diferentes. O vídeo mostra que eles estão em cargos públicos, nas universidades, na cidade, na política, no meio artístico ou onde quiserem. Também aborda a pluralidade de modos de vida e cultura.

A iniciativa faz parte da campanha "Indígenas, no Plural", realizada pelo MPF durante todo o mês de abril para valorizar a identidade cultural dos primeiros habitantes do país. "Precisamos falar o que somos, nossa língua, para reverenciar nossa ancestralidade; para que nossas ciências, modos de vida e culturas se perpetuem; para que nossos direitos sejam tão plurais quanto os nossos povos", diz o manifesto, que pode ser acessado no YouTube e nas redes sociais do MPF.

Representando os múltiplos caminhos e possibilidades a que todos os indígenas têm direito, o vídeo conta com a participação da advogada e assessora-chefe de Inclusão e Diversidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Samara Pataxó; do comunicador e influencer, Tukumã Pataxó; da ativista ambiental e comunicadora, Samela Sateré Mawé; da artesã, Airy Gavião, e do estudante de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Tony Leão.

Além de valorizar a diversidade cultural dos primeiros habitantes do país, o manifesto destaca o papel dos indígenas como protagonistas da própria história e como agentes de transformação social. A identidade dos povos originários está em constante renovação, incorporando aspectos dos tempos atuais e, ao mesmo tempo, preservando sua ancestralidade milenar.

A declaração pública pelo direito à diferença reforça, ainda, os princípios humanistas que direcionam a atuação do MPF na missão constitucional de defender os indígenas, promovendo o diálogo e a reflexão na sociedade sobre os direitos dessas populações.

Exposição - Também como parte da campanha, a exposição "Indígenas, no Plural" - lançada nessa quinta-feira (18) - está aberta ao público no Memorial do MPF, localizado na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília (DF).

Com curadoria da Coordenadoria de Memória Institucional da Secretaria Jurídica e de Documentação (Sejud) e coordenação e organização da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do MPF, a mostra levanta reflexões sobre a pluralidade de modos de vida dos povos indígenas, destacando a importância de proteger essa diversidade. A exibição também aborda o trabalho do MPF como defensor dessas populações.

https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr2/2024/mpf-lanca-video-manifesto-para-marcar-dia-dos-povos-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source