From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Zequinha critica expulsão de 150 famílias de pró-assentamento no Pará

03/07/2024

Fonte: Agência Senado - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/07/03/zequinha-critica-expulsao-



Zequinha critica expulsão de 150 famílias de pró-assentamento no Pará

Da Agência Senado | 03/07/2024, 16h12

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) criticou, em pronunciamento na terça-feira (2), a expulsão de 150 famílias do Pró-Assentamento Estadual Bacajaí, localizado no município de Senador José Porfírio (PA), após uma portaria de interdição da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O parlamentar argumentou que essas famílias foram transferidas para o local após o Decreto no 2.345, de 2010, publicado pela então governadora Ana Júlia Carepa.

- O art. 1o desse decreto estabelece que o Proa-Bacajaí abrange uma área de terra pública de 27.393,59 hectares, para fins de posterior implementação do projeto estadual de assentamento agroextrativista denominado Bacajaí e, assim, regularizar a ocupação de terras cultivadas por aproximadamente 150 famílias. Essas 150 famílias estavam na Volta Grande do Xingu, e a governadora precisava pegar essa área e dar para uma tribo indígena. Então [ela] propôs a troca: os não índios saem daqui, deixam os índios, e eu dou uma outra terra para essas 150 famílias.

Segundo Zequinha, a portaria de interdição foi provocada pela ONG Instituto Socioambiental (ISA), que teria questionado a existência de indígenas isolados na área. O senador destacou que o programa de assentamento ocorreu muito antes da interdição e que, em novembro de 2021, a própria Funai publicou a Informação Técnica no 54 afirmando que "não foram detectadas aberturas que caracterizassem ocupação de índios isolados na região".

- Eles [famílias] que foram para essa região estão todos ferrados, correto? Por quê? Porque o Ibama, as ONGs e o Ministério Público entram na Justiça. A Justiça, sem analisar os dois lados, sem buscar a verdade, dá uma decisão judicial. E a polícia, a Força Nacional, o Ibama, não sei quem mais, vão lá para dentro, humilham e tiram, da forma mais covarde que se possa imaginar, esses pequenos produtores. Chegam na casa do camarada, mandam a família sair para fora do barracão e põem fogo na casinha do coitado que ali mora. Vão na cisterna de onde se tira a água de beber e jogam veneno. Isso é coisa que se faça, em pleno século XXI?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/07/03/zequinha-critica-expulsao-de-150-familias-de-pro-assentamento-no-para
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source