From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

EUA anunciam esforço para combater crimes contra a natureza na amazônia

28/07/2024

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



EUA anunciam esforço para combater crimes contra a natureza na amazônia
A iniciativa visa enfrentar o financiamento ilícito de crimes ambientais, aumentando a cooperação e capacitação regional

David Lawder

28/07/2024

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, lançou neste sábado (28) um novo esforço com os governos da bacia amazônica para desmantelar o financiamento ilícito que sustenta crimes contra a natureza, incluindo a extração ilegal de árvores e outras plantas, minerais e vida selvagem.

Yellen disse que a iniciativa visa aumentar a cooperação entre os ministérios das finanças, as agências de segurança e outras entidades de Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Estados Unidos, com o objetivo de melhorar a capacitação para detectar redes financeiras ilícitas que operam na região.

Os esforços poderão gerar sanções aos grupos responsáveis, isolando-os do sistema financeiro baseado no dólar, disse Yellen ao anunciar a colaboração em Belém, cidade que acolherá a conferência climática COP30 em 2025.

"Globalmente, estima-se que os crimes contra a natureza geram receitas na ordem de centenas de bilhões de dólares por ano e muitas vezes implicam a utilização indevida e o abuso do sistema financeiro dos Estados Unidos", disse Yellen.

Ela afirmou ainda que esse tráfico está perturbando o equilíbrio ecológico da floresta amazônica, os meios de subsistência de comunidades locais e as economias nacionais da região.

A Iniciativa da Região Amazônica Contra o Financiamento Ilícito vai procurar impulsionar o treinamento, a cooperação e o compartilhamento de informações para permitir que as agências policiais e financeiras realizem investigações de lavagem de dinheiro contra organizações criminosas transnacionais, cartéis de drogas e outros grupos.

Os EUA e o Brasil vão organizar uma reunião regional nos próximos meses para definir prioridades para o grupo, enquanto o Tesouro vai preparar sessões de treinamento para ações que "sigam o dinheiro", para aumentar as capacidades dos investigadores, disse Yellen.

O Tesouro dos Estados Unidos também fará investigações conjuntas com os países participantes contra grupos por trás de crimes contra a natureza.

Yellen disse que o Tesouro "não tem ilusões sobre o desafio que enfrentamos". "Há muito mais trabalho a fazer. Mas o reforço da coordenação entre os Estados Unidos e os nossos parceiros regionais ajudará a proteger a integridade do sistema financeiro internacional, ao mesmo tempo que visa uma grande ameaça à biodiversidade", acrescentou.

Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, pediu engajamento do governo dos EUA para o combate aos crimes na região.

"Peço que os Estados Unidos assumam a responsabilidade de liderar os financiamentos necessários e as modelagens no âmbito internacional para permitir o combate às mudanças climáticas, a transição energética, a prioridade de um mundo com emissões zero e, para isso, a solução passa por um aporte relevante e histórico aqui na Amazônia", disse.


https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2024/07/eua-anunciam-esforco-para-combater-crimes-contra-a-natureza-na-amazonia.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source