From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Atividades de campo dos servidores ambientais devem voltar ao normal até o fim da semana

13/08/2024

Fonte: O Globo -https://oglobo.globo.com/



Atividades de campo dos servidores ambientais devem voltar ao normal até o fim da semana
Depois de quase um ano de negociação, governo e o associação fecharam acordo que estipula reajuste salarial de 21% (nível superior) a 23% (nível médio)

Ana Carolina Diniz

13/08/2024

Após fecharem acordo com o governo federal, os servidores ambientais - do Ibama e ICMBio - começam a voltar a campo e, até o fim da semana, o trabalho será retomado. As últimas assembleias das associações estaduais foram realizadas na noite de segunda-feira e nesta terça-feira, e a categoria decidiu encerrar as paralisações e a greve, em um processo que se arrastava por quase um ano. O Termo de Acordo estipula reajuste salarial de 21% (nível superior) a 23% (nível médio) acumulado em 2025 e 2026, e aumento no número de níveis na carreira.

O presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), Cleberson Zavaski, disse em entrevista ao blog que a negociação com o governo foi bem dura e não se alcançou grande parte das reivindicações. Os servidores decidiram aceitar para não correr o risco de ficar sem reajuste em 2025, por conta do prazo de envio da LDO.

- A mesa ambiental foi uma das primeiras instaladas em outubro do ano passado, mas foi um dos últimos acordos a ser assinado. Essa negociação, no final, acabou se tornando mais uma questão remuneratória do que uma reestruturação de carreira, que era a nossa principal reivindicação.

O termo de acordo prevê a criação de um grupo de trabalho em 120 dias para tratar a questão de indenização e gratificação da atividade de risco, que eram duas pautas que estavam em negociação. Além disso, a categoria ainda vai negociar os acordos referentes aos pontos cortados há mais de um mês, que afetam grande parte dos servidores.

Um dos exemplos não resolvidos é a presença de servidores em áreas de difícil lotação, como é o caso da Amazônia, que sofre alta evasão de funcionários.

- A gente fala da Amazônia porque é onde a gente tem mais problema e mais visibilidade. Mas, de modo geral, a gente tem um problema de permanência de servidores. A carreira ambiental se tornou, nesse processo, meio que um trampolim. A pessoa entra, fica um tempo até passar em outro concurso, ou até ter uma perspectiva melhor e ir para a iniciativa privada. O que tem acontecido, infelizmente, por conta de não haver uma estrutura atraente é que a carreira que vai continuar defasada. Em quatro anos, tivemos uma evasão de 30%.

A paralisação de fiscalização teve reflexo no número de multas. Segundo reportagem de Lucas Altino, até julho, os autos de infração lavrados pelo Ibama na Amazônia Legal haviam caído 70% na comparação com o mesmo período em 2023, de 5.178 para 1.560.

https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2024/08/atividades-de-campo-dos-servidores-ambientais-devem-voltar-ao-normal-ate-o-fim-da-semana.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source