From Indigenous Peoples in Brazil

News

Acordo permitirá realizar diagnóstico dos sistemas alimentares dos povos indígenas

15/08/2024

Fonte: MDS - https://www.gov.br



Governo, Opas, Unicef e Fundação José Luis Egydio Setúbal vão trabalhar em conjunto para identificar experiências positivas, e definir ações para apoiar a produção, o abastecimento e o consumo de alimentos saudáveis

Sistemas alimentares indígenas foi o tema de uma oficina técnica na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizada nesta quarta-feira (14.08). O evento contou com representantes dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS), dos Povos Indígenas (MPI), da Funai, além da Opas, do Unicef e da Fundação José Luis Egydio Setúbal.

Os parceiros firmaram acordos de cooperação para a elaboração de uma ferramenta que vai apoiar o diagnóstico local dos sistemas alimentares em territórios indígenas. O objetivo é promover sistemas mais saudáveis e sustentáveis, respeitando a cultura dos diferentes povos e identificando demandas de segurança alimentar e nutricional.

"Esse trabalho é bastante importante e estratégico para o MDS e para o governo como um todo. Esse estudo vai permitir olhar para os sistemas alimentares indígenas de forma específica. É uma oportunidade inédita que temos de olhar para o que está acontecendo junto aos povos indígenas em termos de alimentação e nutrição de maneira geral", explicou Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS.

O acordo inclui a entrega de uma matriz para diagnóstico do sistema alimentar em territórios indígenas, da metodologia para elaboração de planos intersetoriais a partir do diagnóstico, de materiais didático-pedagógicos para formação de multiplicadores em pelo menos 10 territórios, além de planos de ação intersetoriais para melhoria da situação de segurança alimentar e nutricional em 15 territórios indígenas.

"Algumas das nossas políticas têm chegado a essas populações de diferentes formas. Precisamos garantir que todas cheguem de forma a respeitar as especificidades dessas populações para que não venham desarranjar sua cultura alimentar e impactar na saúde ou acarretar perda da autonomia alimentar desses grupos, que são hoje sabidamente as populações em situação mais grave de insegurança alimentar e nutricional", completou a secretária Lilian Rahal.

No início de 2023, o Governo Federal decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) no território Yanomami, onde foi verificado crianças e idosos em estado grave de saúde e desnutrição, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda e outras enfermidades.

Os Mapas da Insegurança Alimentar e Nutricional (MAPA INSAN) de 2016 e de 2018 já mostravam números preocupantes de insegurança alimentar entre os povos indígenas e as comunidades tradicionais.

Diante desse cenário e do contexto de mudanças do clima, os territórios indígenas são os mais vulneráveis, o que prejudica os sistemas alimentares desses povos. No entanto, os povos indígenas possuem conhecimentos e práticas ancestrais sobre os recursos naturais que são importantes para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Com o projeto, que é coordenador pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS), pretende-se identificar as práticas realizadas e experiências positivas, além de questões importantes que exigiriam ações intersetoriais para garantir a produção local, o abastecimento ou consumo de alimentos saudáveis em territórios indígenas.

Assessoria de Comunicação - MDS

https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/acordo-permitira-realizar-diagnostico-dos-sistemas-alimentares-dos-povos-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source