From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai e UFAM discutem parcerias para promover acesso e permanência dos povos indígenas no ensino superior

16/08/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu nesta quinta-feira (15) representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para discutir formas de ampliar o acesso dos povos indígenas às universidades, bem como a atuação da UFAM nas terras indígenas por meio de projetos de extensão. A ideia é construir parceria interinstitucional para reduzir as dificuldades socioculturais e linguísticas enfrentadas por jovens indígenas ao ingressar no ensino superior.

Além disso, a autarquia indigenista e a UFAM discutiram sobre a necessidade de ampliar a quantidade de bolsas-permanência para auxiliar nos custos financeiros que os estudantes possuem ao saírem de seus territórios para residir nos municípios onde estão localizadas os campus das unidades acadêmicas. Hoje a quantidade de bolsas é insuficiente e se faz necessário qualificar a assistência estudantil de forma a respeitar as especificidades étnico-culturais. A diretora de Administração e Gestão da Funai, Mislene Metchacuna, destacou a importância de parcerias com outros órgãos e instituições para viabilizar a construção de políticas públicas mais assertivas.

"O acesso indígena à universidade é primordial, mas também a garantia da permanência, a conclusão dos cursos e o retorno aos seus territórios para dar continuidade aos projetos de vida de seus povos é fundamental. As universidades como um todo precisam refletir sobre seus papéis, sobretudo, aquelas localizadas na região amazônica, buscando cada vez mais se qualificar e desfazer engessamentos desnecessários, para enxergar e incluir a grande diversidade de povos indígenas onde atuam, abrindo espaços e garantindo a qualificação de seus profissionais para que haja de fato uma atuação intercultural. Neste sentido, o diálogo e parceria entre Funai e UFAM é de suma importância e precisamos avançar neste sentido", pontuou a diretora.

A Funai não executa diretamente a implementação de políticas de educação. No entanto, cabe à autarquia propor e orientar a política indigenista, em parceria com outros órgãos e com os estados e municípios, para promover e proteger os direitos dos povos indígenas, como explica o coordenador de Processos Educativos da Funai, André Ramos. "Dentro dessa promoção e proteção dos direitos indígenas, temos a missão também de atuar para que a educação seja específica para as realidades e necessidades dos povos indígenas. Então, o papel da Funai é exatamente de buscar qualificar essas políticas de educação que atendam, de fato, os direitos específicos", afirmou.

Os representantes da UFAM destacaram a importância de formar profissionais com orientação sobre as particularidades dos povos indígenas e que conheçam as dificuldades logísticas de acesso às comunidades, mas principalmente que formem indígenas com a qualificação necessária e que se sintam acolhidos pela Universidade, que deve ter adequação e condições estruturais para melhor atuar. "O ideal é preparar, por exemplo, o médico para ter essa visão, esse conhecimento das populações tradicionais, respeitando suas especificidades", ressaltou a diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) Coari da UFAM, Vera Lucia Bentes.

Também representaram a UFAM Geone Maia Correa, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara); Davy Ribeiro da Silva, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá); e Antônio Vagner Olavo, do Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant).

Funai participa de escuta aos povos indígenas para a criação da primeira Universidade Indígena no Brasil

Assessoria de Comunicação/Funai



Categoria
Comunicações e Transparência Pública

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-e-ufam-discutem-parcerias-para-promover-acesso-e-permanencia-dos-povos-indigenas-ao-ensino-superior
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source