From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Durante seminário da USP, presidenta da Funai defende a presença dos povos indígenas em cargos estratégicos e na busca por soluções ambientais

19/08/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/durante-seminario-da-usp-presidenta-da



Durante seminário da USP, presidenta da Funai defende a presença dos povos indígenas em cargos estratégicos e na busca por soluções ambientais

Publicado em 19/08/2024 14h44

Os saberes tradicionais dos povos indígenas devem ser somados aos conhecimentos científicos no enfrentamento às mudanças climáticas. Foi o que defendeu a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, em participação no seminário "Existe um Desenvolvimento Verde?" na Universidade de São Paulo (USP). No evento, realizado na sexta-feira (16), a presidenta reforçou a necessidade de incluir os povos indígenas nas discussões globais sobre preservação ambiental.

"Os povos indígenas querem participar como protagonistas e fazer parte de soluções. Sentar na mesa, debater, olhar de igual para igual, garantir que a questão ambiental seja pautada nos planejamentos dos municípios e estados. A Funai está presente para apoiar e fazer com que isso aconteça", pontuou Joenia.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os indígenas representam 5% da população mundial e são responsáveis por proteger 80% da biodiversidade do planeta. Nesse sentido, a Funai reforçou a importância dos direitos originários dos povos indígenas previstos na Constituição Federal de 1988 sobre os territórios tradicionalmente ocupados. Joenia Wapichana destacou a importância da demarcação das terras indígenas para a preservação da cultura e identidade dos 305 povos indígenas que habitam o Brasil, assim como para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

"Nossa luta é para devolver a dignidade aos povos indígenas, e garantir a demarcação das terras é trazer essa dignidade. Devemos olhar para trás e celebrar os avanços e refletir sobre tudo que ainda precisa ser feito. As terras indígenas são estratégicas para a conservação da biodiversidade, por isso precisamos protege-las e regularizá-las", afirmou a presidenta.

No Brasil, as terras indígenas representam 14% do território. Os conhecimentos tradicionais sobre os ecossistemas locais acumulados ao longo de gerações por esses povos contribuem para a preservação da biodiversidade nas florestas. Suas particularidades culturais permitem a aplicação de técnicas diversas de preservação ambiental, como é o caso do conhecimento ancestral de manejo do fogo.

Além disso, os povos indígenas desenvolvem a restauração ecológica a partir de estratégias de uso dos recursos naturais. O conhecimento tradicional inclui técnicas de manejo da terra, seleção de espécies vegetais e práticas de conservação que podem ser altamente eficazes na restauração de ecossistemas degradados.

O seminário
O seminário "Existe um desenvolvimento verde?" foi realizado no escopo da terceira edição do evento "USP Pensa Brasil 2024", que teve como tema "COP 30: Desafios para o Brasil". O seminário encerrou a edição do evento com discussões sobre desenvolvimento sustentável e o enfrentamento às emergências climáticas e ambientais do século XXI.

Também participaram do debate a assessora do Instituto Socioambiental, Adriana Ramos; a professora da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira da Economia Ecológica (Ecoeco), Beatriz Saes; e o professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Ricardo Abramovay.

COP30
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 em Belém, no Pará, deve contar com a participação de cerca de 7 mil indígenas do Brasil e do mundo, segundo estimativa do Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Os indígenas vão contribuir com seus conhecimentos tradicionais e modos de vida, para enriquecer o debate sobre os meios de mitigar as mudanças climáticas.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/durante-seminario-da-usp-presidenta-da-funai-defende-a-presenca-dos-povos-indigenas-em-cargos-estrategicos-e-na-busca-por-solucoes-ambientais
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source