From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PF revê despacho que dava o.k. para projeto de lei que reduz reserva em áreas de florestas da Amazônia Legal

21/08/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



PF revê despacho que dava o.k. para projeto de lei que reduz reserva em áreas de florestas da Amazônia Legal

Lauro Jardim

21/08/2024

A Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz) da PF reviu um despacho enviado na semana passada ao Ministério da Justiça que subsidiava uma nota técnica favorável à alteração do Código Florestal.

O documento havia sido entregue à CCJ do Senado na discussão do projeto de lei que altera o Código Florestal, e dava sinal verde. à redução da reserva legal em áreas de florestas da Amazônia Legal nos municípios com mais 50% do seu território ocupado por áreas protegidas de domínio público.

Em novo despacho enviado ao Ministério da Justiça, a Damaz se coloca contra as premissas do projeto de autoria de Jaime Bagatoli, ruralista do PL de Rondônia. O PL é relatado por Marcio Bittar (União/AC). Eis um trecho do despacho:

"Preliminarmente, insta esclarecer que a redução da Reserva Legal em áreas de florestas da Amazônia Legal por si só impacta a Política de Proteção ao Meio Ambiente na Amazônia, considerandoque todos os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil se voltam ao incremento da proteção aos biomas, sobretudo o Amazônico. A justificativa apresentada para a alteração legislativa, de que os produtores da região amazônica seriam prejudicados pelo critério discriminante, também não merece guarida, uma vez que, tratando-se de sopesar dois princípios constitucionais, o da propriedade e o da garantia de um meio ambiente saudável para as atuais e futuras gerações, certo é que deve-se buscar a aludida compensação aos produtores de outra maneira."

De acordo com as entidades ambientalistas, a proposta deve diminuir em 30% as áreas hoje protegidas.

A Damaz foi criada na gestão Flávio Dino para combater crimes ambientais na região amazônica.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/08/pf-reve-despacho-que-dava-ok-para-projeto-de-lei-que-reduz-reserva-em-areas-de-florestas-da-amazonia-legal.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source