From Indigenous Peoples in Brazil

News

Glocal Amazônia destaca importância da inclusão da educação indígena no Brasil

23/08/2024

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Glocal Amazônia destaca importância da inclusão da educação indígena no Brasil
Tema foi abordado na conferência 'Educação Transformadora: Inclusão e Qualidade na Amazônia'.

A inclusão da educação indígena no Brasil está garantida pela Constituição Federal de 1988, que assegura às comunidades indígenas o direito a uma educação específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária.

Este tema foi abordado na conferência 'Educação Transformadora: Inclusão e Qualidade na Amazônia', realizada no segundo dia do 'Glocal Experience Amazônia', nesta sexta-feira (23), no Contemporâneo Eventos, em Manaus.

Ana Claudia Martins Tomás, conhecida como professora Claudia Baré, indígena da etnia Baré, foi uma das palestrantes do debate. Artesã e multiartista, Claudia encontrou sua vocação na educação e foi uma das líderes na criação do Espaço Cultural Indígena Uka Mbuesara Wakenai Anumarehit (Parque das Tribos) em 2014.

Durante o evento, Claudia compartilhou sua experiência acadêmica e a importância de inserir a cultura indígena no ambiente escolar.

"Sempre busquei incluir a língua indígena, seja por meio de palavras ou arte cênica, dentro da sala de aula. É fundamental que os jovens indígenas se conectem com sua cultura e herança," afirmou. Ela também destacou a relevância de criar peças que abordem temas indígenas.

Alunos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) assistiram à palestra com atenção. Claudia enfatizou a importância de os jovens, especialmente aqueles com ascendência indígena, se comprometerem com a educação dos povos originários.

A Secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, também participou da discussão e falou sobre os desafios de oferecer educação de qualidade no Amazonas. "Compartilhei exemplos dos trabalhos desenvolvidos no Estado e a importância de disseminar o conhecimento necessário," disse.

Arlete destacou o projeto 'Escola na Floresta', iniciado em julho deste ano na comunidade Bom Jesus do Angelim, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de São Sebastião do Uatumã, Amazonas. Esta é a primeira escola do tipo no Brasil, com capacidade para 200 alunos, divididos entre tempo integral e período noturno.

"Os desafios são imensos, especialmente no vasto território do Amazonas. Utilizamos diversos recursos, como o Centro de Mídia, que atende mais de duas mil salas em comunidades do estado," concluiu a secretária.

https://g1.globo.com/am/amazonas/glocal/noticia/2024/08/23/glocal-amazonia-destaca-importancia-da-inclusao-da-educacao-indigena-no-brasil.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source