From Indigenous Peoples in Brazil

News

Brigadistas indígenas do Prevfogo atuam no Parque Nacional da Serra do Cipó, em MG

23/08/2024

Fonte: Ibama - https://www.gov.br/ibama/



Brigadistas indígenas do Prevfogo atuam no Parque Nacional da Serra do Cipó, em MG
Equipe foi enviada após incêndio que começou no último domingo (18/08).

Belo Horizonte (23/08/2024) - O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi acionado para enviar equipe da Brigada Federal Indígena (BRIF-I) Xacriabá para apoio no combate ao fogo que atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, importantes áreas de conservação ambiental em Minas Gerais, desde o último domingo (18).

Os brigadistas indígenas seguiram para apoiar as ações de combate ao incêndio por sete dias, inicialmente. Foram enviados como apoio logístico: uma viatura com tração, barracas, bombas costais, soprador e outras ferramentas. A situação exigiu a mobilização de diversos outros recursos, incluindo brigadistas voluntários, bombeiros e moradores da região, que tem colaborado significativamente. O terreno acidentado, caracterizado por campos rupestres, e a vegetação seca típica desta época do ano, dificultam o trabalho das equipes, que atuam em uma área afetada de aproximadamente 6.000 hectares.

A BRIF-I Xacriabá está comprometida em atuar de forma eficiente e segura para controlar e extinguir o incêndio, preservando a biodiversidade e minimizando os danos ambientais no Parque Nacional da Serra do Cipó.


https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2024/brigadistas-indigenas-do-prevfogo-atuam-no-parque-nacional-da-serra-do-cipo-em-mg
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source