From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Representantes das organizações indígenas dos nove estados da Amazonia Brasileira reunidos para debater a reformulação do estatuto e planejar ações futuras

28/08/2024

Fonte: CIR - https://cir.org.br



A Terra Indígena Raposa Serra do Sol, território sagrado e símbolo de luta e resistência dos povos indígenas de Roraima, recebe a IV Assembleia Extraordinária e a XIV Assembleia Extraordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). A abertura do evento foi marcada pela tradicional recepção com cantos, danças e defumação, conduzidos pela Pajé Mariana, do povo Macuxi.

A entrega do feixe de vara, símbolo de união e resistência dos povos indígenas, feita pela Tuxaua Geral do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima, Kelliane Wapichana, ao coordenador geral da COIAB, Toya Manchineri, marcou o início do evento.

Enock Taurepang, Vice-Tuxaua Geral do Conselho indígena de Roraima (CIR), ressaltou que o momento é de fortalecimento de todas as organizações. "Vivemos tempo de ataques ao movimento indígena do Brasil, a Amazônia se reafirma, se fortalecer como um feixe de vara, e cada um de nós iniciamos hoje o espírito de luta, de bravura. Que a gente saia daqui mais fortalecidos e mais comprometidos com nossas comunidades, que possamos tomar as melhores decisões aqui", concluiu Taurepang.

Além disso, homenagens foram prestadas a figuras importantes da luta indígena, como Tuíre Kayapó, uma mulher guerreira reconhecida pela bravura na defesa dos direitos de seu povo. Cris Baré, advogada indígena, que esteve à frente da coordenação da assessoria jurídica da COIAB e defendeu incansavelmente os direitos e os povos indígenas.

Neste primeiro momento, os participantes debatem a reformulação do estatuto da COIAB, passo importante para fortalecer a organização e suas ações nas bases. Lideranças indígenas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, estão presentes no território histórico, que foi oficialmente demarcado em 2005 após anos de luta.

A presença dos estados marca o fortalecimento do território, principalmente pelo momento em que os direitos indígenas estão ameaçados pela lei 14.701/205, e pelo pedido de reversão da T.I Raposa Serra do Sol. O evento que inciou nesta terça-feira, 27 de agosto, e segue até quinta-feira 29 de agosto.

https://cir.org.br/site/2024/08/28/representantes-das-organizacoes-indigenas-dos-nove-estados-da-amazonia-brasileira-reunidos-para-debater-a-reformulacao-do-estatuto-e-planejar-acoes-futuras/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.