From Indigenous Peoples in Brazil
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News
Documentário "O Contato", do cineasta Vicente Ferraz
24/08/2024
Autor: Alysson Oliveira
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - https://www.ihu.unisinos.br/
Documentário "O Contato", do cineasta Vicente Ferraz
Nativos brasileiros de três grupos distintos contam histórias de seus ancestrais e apresentam o cotidiano de suas tribos nesse documentário filmado no alto do Rio Negro (AM). Nos cinemas.
O comentário é de Alysson Oliveira, publicado por Cineweb, 12-08-2024.
Diretor de filmes como "Soy Cuba, o mamute siberiano", sobre o clássico de Mikhail Kalatozov, o cineasta Vicente Ferraz volta sua câmera a um assunto sempre urgente no Brasil: a questão indígena. Em O Contato, a ação se situa no Alto Rio Negro, no Amazonas, um território indígena brasileiro, no município de São Gabriel da Cachoeira, habitado por comunidades de 23 etnias originárias e contando com 19 línguas diferentes. O filme acompanha o cotidiano de três famílias dali.
De forma até meditativa, o documentário retrata a vida numa região de diversidade cultural e beleza natural - ambas ameaçadas pela dita civilização. O que vêm à tona são histórias de contatos conflituosos com os brancos e tentativas de aculturamento, cujos resultados, como bem sabemos, sempre são desastrosos.
O documentário se integra às vidas dessas pessoas, travessias de barco, a comunhão com a natureza, a sobrevivência em meio à negligência governamental e os riscos impostos pelos exploradores. Cerimônias são filmadas com curiosidade e respeito, iluminando uma cultura local que, não poucas vezes, é marcada pelo sincretismo. São impressionantes, particularmente, as cenas envolvendo ritos e cantos católicos, por exemplo.
Ao colocar esses membros dos povos originários falando em primeira pessoa, com liberdade para lembrar e comentar suas histórias, Ferraz nos dá a rara chance de um relato direto. Ao mesmo tempo, vemos também o presente em transformação, com casamentos entre pessoas de povos distintos.
O Contato é um filme que se constrói numa cadência própria, um ritmo de quem atravessa o rio num barco, sem a pressa pautada pelo capital. Ao mesmo tempo, é um retrato melancólico de um Brasil vulnerável e que deveria ser mais ouvido. O documentário, em sua grande sagacidade, ouve o que eles têm dizer e, quem sabe, consigamos extrair algum aprendizado disso tudo.
O filme é dedicado ao indigenista Bruno Pereira, que colaborou na realização do documentário e foi assassinado junto com o jornalista britânico Don Philips, em junho de 2022, durante uma viagem pelo Vale do Javari, no extremo-oeste do Amazonas. Essa triste nota, antes dos créditos finais, ressalta a importância do seu trabalho, assim como a questão indígena, um assunto que precisa ser encarado de frente, debatido e resolvido urgentemente no Brasil.
Ficha técnica
Nome: O Contato
Ano: 2023
País: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 84 minutos
Classificação: 14 anos
Cor da filmagem: Colorido
Direção: Vicente Amorim
https://www.ihu.unisinos.br/642776-documentario-o-contato-do-cineasta-vicente-ferraz
Nativos brasileiros de três grupos distintos contam histórias de seus ancestrais e apresentam o cotidiano de suas tribos nesse documentário filmado no alto do Rio Negro (AM). Nos cinemas.
O comentário é de Alysson Oliveira, publicado por Cineweb, 12-08-2024.
Diretor de filmes como "Soy Cuba, o mamute siberiano", sobre o clássico de Mikhail Kalatozov, o cineasta Vicente Ferraz volta sua câmera a um assunto sempre urgente no Brasil: a questão indígena. Em O Contato, a ação se situa no Alto Rio Negro, no Amazonas, um território indígena brasileiro, no município de São Gabriel da Cachoeira, habitado por comunidades de 23 etnias originárias e contando com 19 línguas diferentes. O filme acompanha o cotidiano de três famílias dali.
De forma até meditativa, o documentário retrata a vida numa região de diversidade cultural e beleza natural - ambas ameaçadas pela dita civilização. O que vêm à tona são histórias de contatos conflituosos com os brancos e tentativas de aculturamento, cujos resultados, como bem sabemos, sempre são desastrosos.
O documentário se integra às vidas dessas pessoas, travessias de barco, a comunhão com a natureza, a sobrevivência em meio à negligência governamental e os riscos impostos pelos exploradores. Cerimônias são filmadas com curiosidade e respeito, iluminando uma cultura local que, não poucas vezes, é marcada pelo sincretismo. São impressionantes, particularmente, as cenas envolvendo ritos e cantos católicos, por exemplo.
Ao colocar esses membros dos povos originários falando em primeira pessoa, com liberdade para lembrar e comentar suas histórias, Ferraz nos dá a rara chance de um relato direto. Ao mesmo tempo, vemos também o presente em transformação, com casamentos entre pessoas de povos distintos.
O Contato é um filme que se constrói numa cadência própria, um ritmo de quem atravessa o rio num barco, sem a pressa pautada pelo capital. Ao mesmo tempo, é um retrato melancólico de um Brasil vulnerável e que deveria ser mais ouvido. O documentário, em sua grande sagacidade, ouve o que eles têm dizer e, quem sabe, consigamos extrair algum aprendizado disso tudo.
O filme é dedicado ao indigenista Bruno Pereira, que colaborou na realização do documentário e foi assassinado junto com o jornalista britânico Don Philips, em junho de 2022, durante uma viagem pelo Vale do Javari, no extremo-oeste do Amazonas. Essa triste nota, antes dos créditos finais, ressalta a importância do seu trabalho, assim como a questão indígena, um assunto que precisa ser encarado de frente, debatido e resolvido urgentemente no Brasil.
Ficha técnica
Nome: O Contato
Ano: 2023
País: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 84 minutos
Classificação: 14 anos
Cor da filmagem: Colorido
Direção: Vicente Amorim
https://www.ihu.unisinos.br/642776-documentario-o-contato-do-cineasta-vicente-ferraz
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