From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Projetos do Departamento de Botânica do ICB/UFG abrem os dados produzidos

07/09/2024

Fonte: ICB/UFG - https://botanica.icb.ufg.br/n/184126-ciencia-aberta-na-area-de-sementes



Ciência Aberta na área de Sementes

Os Projetos "Sementes e Inovação" e "Produção e qualidade de sementes em Rede" abrem a síntese dos resultados de forma on-line.

Projetos do Departamento de Botânica do ICB/UFG abrem os dados produzidos

Os resultados do projeto Sementes e Inovação e do projeto Produção e qualidade de sementes em Rede estão disponíveis on-line. Os projetos desenvolvidos no Departamento de Botânica do ICB/UFG sob a Coordenação do Prof. Dr. Edson Ferreira Duarte contam com a parceria com diversos Pesquisadores e Responsáveis pela rotina de Análise de Sementes e com a Participação de Estudantes de outras 15 Instituições de várias regiões do Brasil (UFRB, UFAM, UFBA, UEFS, UFSCar-Socorcaba, UFMS, UFV, UnB, UNESP, Embrapa Agrobiologia, Embrapa Semiárido, Inpa, Instituto Socioambiental e Rede de Sementes do Cerrado).

A abertura de dados em tempo real não é uma novidade na área de Botânica, pois existem exemplos de produção colaborativa de dados que deram origem, por exemplo, à Flora e Funga do Brasil, ao speciesLink e à Word Flora Online, mas na área de sementes e crioulas nativas brasileiras as iniciativas apresentadas nos projetos citados são inovadoras, tanto pelo uso de um sistema Research Electronic Data Capture - REDCap, que uniformiza o registro dos dados, como também pela a divulgação de resultados em tempo real.

A abertura de dados é um dos princípios da Ciência Aberta em que tem sido buscado nos projetos citados. E neste processo, alguns aspectos devem ser observados, tais como: "os dados devem ser abertos/compartilhados sempre que possível e fechados quando necessário"... assim a abertura dos dados tem sido feita em tempo real na forma de sínteses automáticas desidentificadas e isso possível com o uso do REDCap. No sistema, os projetos são do tipo Multicêntrico e tem sido buscado outros parceiros para ampliar o alcance geográfico e aumentar a robustez dos dados e das análises.

Os resultados de morfologia de sementes e de imagens colaborativas produzidos no projeto Sementes e Inovação podem ser observados nos links a seguir:

Sementes e inovação - Síntese de Resultados
Sementes e inovação - Imagens Colaborativas

Os resultados de fenologia, de produção de sementes, de análises físicas e fisiológicas de sementes e também da Equipe participante do projeto Produção e qualidade de sementes em rede podem ser observados nos links a seguir:

Fenologia em espécies vegetais

Produção e produtividade de frutos e sementes em espécies vegetais

Qualidade fisiológica e potencial de armazenamento de sementes

Rede de pesquisa em sementes florestais e crioulas

Para participar deste ultimo projeto os Pesquisadores/Responsáveis por trabalhos com sementes nativas e/ou crioulas podem solicitar a inclusão e terão acesso aos 20 Formulários de Registros de Dados/Avaliações disponíveis no sistema REDCap. E já destacamos os principais compromissos da participação que são: agradecer à UFG pelo uso do sistema em quaisquer publicações e também, ao final do ciclo de tomada dos dados/publicação os dados deverão ser depositados em um Repositório de Dados público. Para saber mais, acesse a página do projeto (https://botanica.icb.ufg.br/p/47978-pesquisa-e-inovacao-projeto-producao-e-qualidade-de-sementes-em-rede) e/ou entre em contato com o Prof. Dr. Edson Ferreira Duarte pelo e-mail: efd@ufg.br.

Texto: Edson Ferreira Duarte
Data: 07/09/2024

https://botanica.icb.ufg.br/n/184126-ciencia-aberta-na-area-de-sementes
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source