From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Festival Garapirá celebra tradição do Coco de Roda na Terra Indígena Potiguara

17/09/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Nos dias 31 de agosto e 1o de setembro de 2024, a Aldeia Laranjeira, localizada na Terra Indígena Potiguara (PB), foi o cenário de um dos eventos culturais mais importantes da região: o Festival Garapirá. Com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de outras instituições, como Fundação Nacional das Artes (Funarte), Ministério da Cultura, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e prefeituras de Baía da Traição e Marcação, o festival trouxe uma imersão profunda nas tradições indígenas, especialmente nas manifestações artísticas do povo Potiguara.

O evento foi organizado pelo Coletivo Estrela D'Alva e pelo grupo de Coco de Roda Potiguara Flor de Laranjeira, que se dedicam à promoção e preservação da cultura popular da Paraíba. Composto por brincantes e profissionais de diversas áreas, o grupo trabalha para fortalecer tradições como o Coco de Roda, Toré, Ciranda e Lapinha, transformando a cultura em uma ferramenta de sustentabilidade econômica para a comunidade local.

O Coco de Roda Flor de Laranjeira, formado por 46 integrantes com idades entre 2 e 78 anos, é um exemplo vivo da tradição indígena. Fundado pela professora Marilene Lourenço de Oliveira, o grupo nasceu de uma iniciativa escolar e, ao longo dos anos, tem contado com o apoio de educadores e líderes comunitários. Hoje, além de preservar danças tradicionais, o grupo também retoma elementos da língua Tupi, reafirmando a identidade cultural do povo Potiguara.

Intercâmbio cultural entre povos indígenas

O Festival Garapirá não se limitou à comunidade local. O Grupo de Coco de Roda Toype de Ororubá, do povo Xukuru de Ororubá, também participou do evento, devido à articulação das Coordenações Regionais da Funai em João Pessoa e Maceió. A troca cultural enriqueceu ainda mais o festival, fortalecendo os laços entre os povos indígenas e promovendo o aprendizado mútuo.

A logística e o apoio oferecidos pelas unidades regionais da Funai foram essenciais para viabilizar a presença do grupo Xukuru, permitindo que eles compartilhassem suas tradições com os Potiguara e outros participantes. Esse intercâmbio reforça a importância de iniciativas culturais como o Garapirá para a preservação e difusão das identidades indígenas.

Fundadora do Coco de Roda Flor de Laranjeira, a professora Marilene Lourenço destacou a relevância do diálogo e da escuta ativa na organização do evento, principalmente com a anciã dona Mariinha, responsável pela Oca onde o festival foi realizado. "Este ano, conseguimos o apoio de parceiros importantes, o que nos permitiu expandir o festival e incluir novos grupos. Houve também geração de renda para a comunidade, com a venda de produtos artesanais e alimentos tradicionais", afirmou Marilene, que também pontuou a necessidade de maior apoio, especialmente em termos de transporte, para permitir a participação de mais pessoas da comunidade, ampliando o alcance do evento.

A presença de visitantes de várias partes do Brasil, como Maria Ferreira da Silva, de Sergipe, é um sinal do impacto crescente do Festival Garapirá. Maria, que participou do evento após receber a programação de uma amiga, elogiou a organização e ressaltou a diversidade de participantes. "Foi emocionante ver tantas aldeias representadas e estudantes de diferentes estados. Que no próximo evento a participação seja ainda maior", disse.

O Festival Garapirá continua a se consolidar como um importante espaço de celebração e preservação das tradições indígenas. A cada edição, o evento atrai mais visitantes e fortalece os laços culturais entre as comunidades, provando que a cultura é uma força unificadora capaz de transformar realidades e promover o desenvolvimento social e econômico.

Com o apoio contínuo de instituições e da comunidade, o festival se mantém como um vibrante testemunho da vitalidade e resiliência dos povos indígenas, e uma oportunidade de valorização de suas tradições.

Saiba mais sobre a iniciativa.

Assessoria de Comunicação/Funai

Por: Wdson Fernandes

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/festival-garapira-celebra-tradicao-do-coco-de-roda-na-terra-indigena-potiguara
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source