From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Domicílios em terras indígenas são menos atendidos por redes de saneamento básico, diz IBGE

04/10/2024

Fonte: Valor Econômico - https://valor.globo.com/



Domicílios em terras indígenas são menos atendidos por redes de saneamento básico, diz IBGE
Dados relacionados ao Censo 2022 mostram que situação também é pior que a média nacional em residências com ao menos um morador indígena, mesmo fora de terras demarcadas

Rafael Rosas e Lucianne Carneiro

04/10/2024

Os domicílios brasileiros com a presença de um ou mais indígenas apresentam índices menores de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo que a média da população brasileira. A situação piora quando esses domicílios ficam dentro de terras indígenas. Os dados constam da pesquisa "Indígenas: Alfabetização, registros de nascimentos e características dos domicílios, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo", divulgada nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O abastecimento de água por rede geral de distribuição, poço, fonte, nascente ou mina e canalização até dentro do domicílio era uma realidade para 93,97% das residências dos brasileiros em 2022. Mas quando o universo passa a ser as residências com pelo menos um morador indígena, o percentual cai para 75,90% e reduz ainda mais, para 35,29%, quando esse domicílio fica dentro de terras indígenas.

O mesmo padrão é observado no percentual de moradores que tem acesso a rede de esgoto geral, fossa séptica ou fossa filtro, que chega a 76,18% do total. Essa fatia cai para 39,83% dos indígenas e apenas 14,58% dentro das terras indígenas.

Da mesma maneira, 90,90% dos moradores do país têm coleta direta ou indireta de lixo, percentual que cai para 55,27% para os indígenas e para 13,78% dentro das terras indígenas.

O IBGE destaca que 69,12% dos moradores indígenas - ou 1,127 milhão de pessoas - convivem com ao menos um dos grupos de precariedade ou ausência de saneamento básico. Na média nacional, esse percentual é de apenas 27,26%. Nas terras indígenas, o percentual de moradores indígenas que reside em domicílios particulares permanentes - o que exclui a habitação indígena sem parede ou maloca - e convive, ao menos parcialmente, com situações consideradas inadequadas ao plano nacional de saneamento básico chega a 95,59%.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/10/04/domicilios-em-terras-indigenas-sao-menos-atendidos-por-redes-de-saneamento-basico-diz-ibge.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source