From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Viva Maria se une às vozes em defesa da ministra Marina Silva

18/10/2024

Autor: RAMOS, Adriana

Fonte: Rádio Agência - https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-10/v



Viva Maria se une às vozes em defesa da ministra Marina Silva
A ministra foi insultada esta semana em sessão na Câmara dos Deputados

Mara Régia - apresentadora do Viva Maria
18/10/2024 - 08:57
Brasília

Brasília (DF) 10/04/2023 Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante entrevista para Agência Brasil.© Lula Marques/ Agência Brasil
Diante dos insultos sofridos por Marina Silva na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o programa Viva Maria se une às vozes que se levantaram em solidariedade à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Marina foi insultada durante sessão na última quarta-feira (16/10), ao ser chamada pela deputada Julia Zanatta (PL-SC) de "capacho" de ONGs. Na sequência, o deputado Evair de Melo (PP-ES) disse que a ministra passou por "adestramento" para falar diante da comissão. Tudo isso porque ao longo da audiência Marina atribuiu a parte do agronegócio às queimadas irregulares que dizimaram áreas verdes no país nos últimos meses.

Entre as vozes que se levantam para defender Marina Silva, está a de Adriana Ramos, ambientalista do Instituto Socioambiental (ISA), que há anos acompanha a trajetória de luta da ministra. Ela destaca que a tentativa de desqualificar Marina parte justamente de membros do Legislativo ligados a setores do agronegócio, a quem mais interessa promover o desmatamento e a degradação ambiental.

"Essa é uma grande ignorância e uma mentira que tem sido repetida em diferentes frentes por diversos representantes no Congresso Nacional. É uma tentativa de desqualificar o trabalho que a ministra tem em toda a sua trajetória de defesa do meio ambiente, vinda daqueles que têm assumido uma responsabilidade pela degradação ambiental na defesa, digamos, do seu direito de desmatar. É a forma que eles têm hoje para tentar se defender dessa situação que a gente está vivendo, em que o mundo inteiro vê que é insustentável qualquer iniciativa que não esteja preocupada com os efeitos da emergência climática."

Adriana lembra que o Congresso vem flexibilizando leis ambientais e tomando iniciativas que dificultam o controle ambiental e até que protegem criminosos, como os responsáveis pelos incêndios que se espalharam pelo território brasileiro este ano. Por outro lado, ressalta que Marina Silva é uma personalidade reconhecida no mundo todo por ter sido a ministra que conseguiu estabelecer um plano de combate ao desmatamento, que fez o Brasil ser o país que mais reduziu emissões de gases de efeito estufa no mundo.


Edição:
Rádio Nacional / Rilton Pimentel

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-10/viva-maria-se-une-vozes-em-defesa-da-ministra-marina-silva
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source