From Indigenous Peoples in Brazil

News

Inteligência atua na operação de retirada de invasores da Terra Indígena Munduruku (PA)

12/11/2024

Fonte: Agência GOV - https://agenciagov.ebc.com.br/



Inteligência atua na operação de retirada de invasores da Terra Indígena Munduruku (PA)
Desintrusão garantirá que apenas indígenas permaneçam na terra e que recursos naturais não sejam retirados por criminosos

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está acompanhando os desafios da operação de desintrusão da Terra Indígena Mundukuru (Timu), iniciada no dia 9 de novembro nos municípios de Jacareacanga e Itaituba, no Pará. A ação visa a remover invasores que realizam extração ilegal de ouro e garantir que o território permaneça exclusivamente com os 9.257 indígenas dos povos Munduruku, Isolados do Alto Tapajós e Apiaká.

A mineração causa erosão dos rios da bacia do Alto Tapajós e a contaminação por mercúrio. A Timu foi priorizada para desintrusão por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A operação é coordenada pela Casa Civil e envolve 20 órgãos federais.

A Inteligência atua operação desde o início do processo preparatório, buscando prevenir o escalonamento de conflitos e a violência. As ações da Abin foram iniciadas com a elaboração de relatórios destinados a construir um amplo panorama sobre a região. O trabalho abrangeu histórico de ocupação, questões ambientais e análise de riscos para a realização da operação. Os dados são utilizados no planejamento e execução da desintrusão.

Iniciadas as ações, as inteligências dos órgãos que compõem a missão atuam permanentemente com o objetivo de conferir ampla consciência situacional sobre aspectos de interesse, sob a coordenação da Abin.

Pós-desintrusão
Concluída a desintrusão, terá início a fase de consolidação, com a implementação de medidas para impedir ou dificultar o retorno dos invasores. Estão previstas ações como inutilização de instalações, vias de acesso, cercas e construções que não sejam de interesse do povo originário.

Na fase de pós-desintrusão, o governo promoverá ações diárias de monitoramento e patrulhamento. A agência acompanha as medidas adotadas para garantir, pelo Estado Brasileiro, a manutenção da liberação dos territórios, favorecendo o usufruto do território pelos indígenas e reduzindo os impactos ambientais e à saúde.

A Abn realiza trabalhos dessa natureza há mais de dez anos, apoiando as operações de desintrusão das TIs Marawatsede (2013), Awá-Guajá (2014) e Apyterewa (2016). Em 2023, a Agência subsidiou as desintrusões nas TIs Apyterewa, Trincheira Bacajá, Yanomami e Alto Rio Guamá e, em 2024, da TI Karipuna.

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202411/inteligencia-atua-na-operacao-de-retirada-de-invasores-da-terra-indigena-munduruku-no-para
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source