From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai articula ações com órgãos competentes para atuarem em defesa dos direitos dos povos indígenas Hupda e Yuhupdeh, no Rio Negro (AM)

24/02/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Dirigentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estiveram no sábado (22) no acampamento de indígenas do povo Hupda e Yuhupdeh instalados às margens do Rio Negro, no Amazonas. A presidenta Joenia Wapichana conversou com os indígenas e deu orientações sobre acesso a serviços básicos e como a Funai atua em articulação com outros órgãos.

A Funai irá ampliar as articulações para que as instituições governamentais competentes possam atuar na defesa e garantia de direitos dos povos Hupda e Yuhupde, sempre em respeito aos seus modos de vida.

Joenia esteve acompanhada da diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta; da diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna; da coordenadora regional da Funai, no Rio Negro, Dadá Baniwa; e equipe técnica.

Os dirigentes da instituição também visitaram a sede da Coordenação Regional do Rio Negro (CR-RNG), unidade descentralizada da Funai, e dialogaram com os servidores sobre as medidas administrativas para melhorar as condições de trabalho e prioridades para o atendimento aos povos indígenas da região.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-visita-acampamento-de-indigenas-hupda-e-yuhupdeh-e-orienta-sobre-acesso-a-servicos-basicos-no-rio-negro-am
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.