From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígenas Parakanã denunciam ataque a tiros de pistoleiros na TI Apyterewa, no Pará

26/05/2025

Autor: Chellsen Carneiro

Fonte: Folha do Progresso - https://www.folhadoprogresso.com.br



Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reiterou que a Força Nacional de Segurança Pública está atuando na TI Apyterewa em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Indígenas Parakanã denunciaram que foram alvo de um novo ataque a tiros de pistoleiros contratados por invasores da Terra Indígena (TI) Apyterewa em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, neste sábado (24). Não houve feridos. Este é o sexto ataque em seis meses.

Imagens feitas pelos indígenas mostram que, no local, também estavam presentes homens da Força Nacional de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). De acordo com os moradores da área, os pistoleiros usavam metralhadoras e outras armas pesadas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reiterou que a Força Nacional de Segurança Pública está atuando na TI Apyterewa em apoio à Funai. O Ministério detalhou que a Força Nacional foi ao local indicado para verificar a denúncia, mas não encontrou os invasores na região, conhecida como aldeia de Caré ou Cacaueira, nas proximidades da aldeia Tekatawa.

O órgão disse ainda que a Força Nacional tem intensificado a presença e o patrulhamento na região com o objetivo de garantir a segurança e a preservação da ordem pública. Os indígenas pedem ações mais eficazes para que não haja novos episódios de invasão e violência.

https://www.folhadoprogresso.com.br/indigenas-parakana-denunciam-ataque-a-tiros-de-pistoleiros-na-ti-apyterewa-no-para/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source