From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Governador Helder Barbalho discute regularização fundiária de terras produtivas em reunião na AGU

29/05/2025

Fonte: O Liberal - https://www.oliberal.com



Em Brasília, o governador do Estado, Helder Barbalho, reuniu nesta terça-feira (28), com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para buscar soluções que garantam a regularização fundiária de áreas produtivas no Pará, especialmente na gleba Maguari, localizada na região de São Félix do Xingu, sudeste paraense, e na área dos territórios de Cachoeira Seca, nos municípios de Altamira, Placas e Uruará, e Ituna Tatá, na bacia hidrográfica do rio Xingu.

A reunião contou com a participação dos deputados estaduais Torrinho Torres e Eraldo Pimenta, além do presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Kono."Estamos aqui em Brasília para tratar e encontrar formas de mediar os conflitos em algumas áreas do Estado, para podermos, com bom senso, com diálogo, conciliar as diversas, intenções, interesses de gente que ocupa particularmente a gleba Maguari, na região de São Félix do Xingu, da mesma forma também a área da Cachoeira Seca e Ituna Tatá, para que nós possamos construir soluções que garantam o direito aos proprietários rurais, às áreas de assentamento, às áreas urbanas, e também preserve o direito, dos povos indígenas", destacou o governador.

Para Jorge Messias, advogado-geral da União, a presença do governador Helder neste encontro é de suma importância, assim como os temas discutidos. "O governador nos trouxe três casos muito importantes com zonas de conflito no estado do Pará, e nós assumimos o compromisso com a Advocacia-Geral da União, de colocar os nossos procuradores para construir, com o estado do Pará, com os técnicos do estado do Pará, a partir da delegação de parlamentares também, que estiverem conosco, soluções que busquem a pacificação social, a segurança jurídica, a regularização dessas áreas", disse Jorge Messias.


O advogado afirmou ainda que "é possível construir um cenário em que a se concilie a regularização das áreas, com o interesse dos povos indígenas, com o interesse dos assentados da reforma agrária, com o interesse dos produtores do campo, e as pessoas vão poder ter tranquilidade para poder tocar suas vidas, sem nenhum tipo de embaraço"."É uma satisfação receber o nosso querido governador Helder, que tem feito um trabalho extraordinário para o Brasil e para o povo do Pará", afirmou.

https://www.oliberal.com/para/governador-helder-barbalho-discute-regularizacao-fundiaria-de-terras-produtivas-em-reuniao-na-agu-1.969761
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.