From Indigenous Peoples in Brazil

News

PL da devastação será pautado na Câmara e atriz se manifesta: "Licença para destruir nosso futuro"

14/07/2025

Autor: Letícia Cotta

Fonte: Revista Fórum - https://revistaforum.com.br/



PL da devastação será pautado na Câmara e atriz se manifesta: "Licença para destruir nosso futuro"
A atriz Debora Bloch denunciou o projeto que desmonta regras de licenciamento ambiental no país e abre precedente para exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas

O PL da Devastação, como é conhecido o Projeto de Lei (PL) 2159/2021, deve ser votado na Câmara dos Deputados nos próximos dias. Contrária ao projeto, a atriz Débora Bloch denunciou os impactos de uma possível aprovação e busca apoio da sociedade para barrar a destruição dos pilares do licenciamento ambiental no Brasil. "O que estão chamando de flexibilização do licenciamento é uma licença para destruir a vida e o nosso futuro", afirmou a atriz.

Bloch critica duramente o texto do projeto, que, segundo ela, dilui o poder de fiscalização ambiental e ignora a exigência de consulta prévia em territórios indígenas e quilombolas. "Acaba com a análise dos riscos de destruição da natureza e das obrigações de reduzir os impactos ambientais", alerta.

Se aprovado, o PL pode liberar obras de grande impacto, como estradas, hidrelétricas, plantações de soja, criação de gado e até exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas - região sensível e rica em biodiversidade. Além disso, projetos de mineração em áreas de risco também poderiam avançar sem análise técnica rigorosa.


Antes de ser apelidado como PL da Devastação, o PL 2159/2021 era o PL 3729/2004, proposto originalmente pelo ex-deputado federal Luciano Zica (PT-SP). O projeto foi aprovado no Senado Federal e remetido à Câmara em maio. Agora, por meio da aprovação de uma série de emendas do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), a oposição utiliza o projeto - que tem autoria do Partido dos Trabalhadores - como oportunidade para enfraquecer as leis de licenciamento ambiental e, de quebra, associar a medida ao governo, danificando a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto à pauta ambiental.

Contramedidas
A gravidade é tamanha que criou-se um movimento contra a aprovação do PL da Devastação, por meio do portal "PL da Devastação". Atualmente, são 142,7 mil assinaturas coletadas, com e-mails endereçados ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

https://revistaforum.com.br/meioambiente/2025/7/14/pl-da-devastao-sera-pautado-na-cmara-atriz-se-manifesta-licena-para-destruir-nosso-futuro-183334.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source