From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Povos Xicrin do Cateté participam da construção do perfil de famílias beneficiárias da Flona Carajás

14/07/2025

Fonte: ICMBio - https://www.gov.br/icmbio/pt-br/



Povos Xicrin do Cateté participam da construção do perfil de famílias beneficiárias da Flona Carajás
Consulta pública mobilizou 25 aldeias indígenas no Pará em processo essencial para garantir direitos territoriais e acesso a políticas públicas

Caciques, cacicas e lideranças da Terra Indígena Xicrin do Cateté, no Pará, participaram no dia 27 de maio da Oficina/Consulta Pública para Definição do Perfil das Famílias Beneficiárias da Floresta Nacional (Flona) de Carajás. O encontro foi realizado na aldeia O-odjãn (Ôôdjã) e marcou uma etapa importante no processo de reconhecimento das famílias tradicionais como beneficiárias da unidade de conservação.

A atividade é parte de uma estratégia nacional voltada ao reconhecimento e à inclusão social e produtiva de povos tradicionais em Reservas Extrativistas (Resex), Florestas Nacionais (Flona) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) federais. A ação é coordenada pela Coordenação de Informações para o Bem Viver (COBEM) e pela Coordenação-Geral de Articulação de Políticas Públicas e Economias da Sociobiodiversidade (CGPT).

De 22 a 26 de maio, uma comitiva interinstitucional composta por servidores do Projeto Bolsa Verde/ICMBio, NGI Carajás, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Coordenação Municipal de Proteção dos Direitos Indígenas (COMPID) de Parauapebas, percorreu 25 aldeias mobilizando lideranças indígenas para participarem da oficina.

O evento é resultado de uma decisão tomada em março de 2025, durante a Reunião do Conselho Gestor da Flona Carajás, que deliberou pela mobilização nas aldeias da TI Xicrin com apoio de representantes das instituições envolvidas. Para viabilizar a atividade, foi necessária autorização formal para ingresso no território, emitida pela FUNAI de Parauapebas e pelo Instituto Indígena Botiê Xikrin (IIBX).

O perfil da família beneficiária, regulamentado pela Instrução Normativa ICMBio no 35/2013, é um instrumento construído pelas próprias comunidades tradicionais, com base em critérios como autoidentificação, reconhecimento coletivo, ancestralidade, histórico de ocupação e uso dos recursos naturais da unidade de conservação. A elaboração do perfil é fundamental para garantir às famílias o acesso a políticas públicas, como o programa Bolsa Verde, além do reconhecimento de seus direitos sobre o território.

O processo de definição do perfil passa por três etapas:

Levantamento de dados - coleta de informações sobre as famílias que vivem na UC;
Elaboração do perfil - descrição das características culturais e territoriais das famílias;

Avaliação das listas - análise participativa com respaldo do Conselho Gestor.

A abertura do evento foi realizada pelos caciques das aldeias que entraram reunidos, cantando e dançando, demonstrando a união, força e resistência de seu povo. Durante o evento, as lideranças indígenas destacaram os usos ancestrais que fazem da Flona Carajás, como pesca, caça e extração de plantas medicinais, alimentares e para construção de moradias e relembraram que tanto a área da Flona quanto o atual município de Parauapebas fazem parte de seu território tradicional.

A consulta reforça o protagonismo das comunidades indígenas no processo de gestão territorial e contribui para consolidar políticas públicas baseadas na realidade e nos direitos dos povos originários.

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/povos-xicrin-do-catete-participam-da-construcao-do-perfil-de-familias-beneficiarias-da-flona-carajas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source