From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

AGU destaca importância da proteção ambiental para o desenvolvimento sustentável do país

25/07/2025

Fonte: AGU - https://www.gov.br/agu/pt-br/



AGU destaca importância da proteção ambiental para o desenvolvimento sustentável do país
Advogado-geral da União substituto, Flavio Roman participou de congresso sobre federalismo climático

A centralidade do povo implica compreender que a proteção ambiental não é obstáculo ao desenvolvimento, mas sim a condição de um desenvolvimento sustentável ao longo do tempo". A declaração foi dada pelo advogado-geral da União substituto e secretário-geral de consultoria, Flavio Roman, nesta sexta-feira (25/07), durante o IV Congresso Brasileiro de Federalismo e VII Congresso Anual do ConState - Federalismo Climático, que acontece no Recife (Pernambuco).

Roman explicou que a defesa do clima e do meio ambiente advém de mandamentos da própria Constituição Federal, que consagra o meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito fundamental de todos, e encontra respaldo na diretriz do atual governo de colocar o povo em primeiro lugar. "Essa diretriz não é meramente retórica. Ela se traduz em políticas públicas que buscam enfrentar desigualdades estruturais e garantir, também, a justiça climática, reconhecendo que os efeitos da degradação ambiental recaem de forma desproporcional sobre os mais vulneráveis - populações indígenas, comunidades tradicionais, agricultores familiares, mulheres, crianças e a população negra periférica", enfatizou.

A União, assim, além de proteger o meio ambiente e o clima, pontuou Roman, deve articular e coordenar políticas públicas ambientais no contexto do federalismo brasileiro. "É possível compreender o papel da União na defesa do clima e do meio ambiente como expressão de um compromisso jurídico-constitucional, que transcende a mera litigância, inserindo-se no centro das estratégias estatais para a transição ecológica e para a concretização dos direitos fundamentais ambientais", explicou.

Flavio Roman destacou o papel da AGU neste contexto, explicando que a atuação da instituição se concretiza a partir de dois grandes eixos. De um lado, por meio da representação judicial e extrajudicial da União em temas ambientais, inclusive nos denominados processos estruturais e, de outro, por meio da consultoria e assessoramento jurídico, qualificando e acompanhando as políticas públicas desde o seu primeiro momento. "A AGU atua, então, de modo estruturante, contribuindo para organização dessas políticas públicas ambientais e para a consolidação do estado socioambiental", explicou.

Ele lembrou, por exemplo, da criação da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente (Pronaclima), que é a unidade especializada criada no âmbito da AGU responsável por coordenar e fortalecer a atuação jurídica estratégica em temas climáticos e ambientais, permitindo a integração entre órgãos e entidades públicos e repostas mais coordenadas. Outro exemplo citado, foi a instituição de grupos estratégicos como o AGU Recupera e o AGU Enfrenta, e do protagonismo da AGU na formulação de pareceres normativos vinculantes e na condução de litígios climáticos emblemáticos.

Na ocasião, Roman citou algumas frentes de atuação da AGU e resultados dessas iniciativas. O advogado-geral da União substituto destacou a reorientação do papel processual da AGU, que passou do polo passivo para o polo ativo da litigância climática, atuando como autora de ações civis públicas com foco na responsabilização por emissões de gases de efeito estufa derivadas de atividades ilegais, como o desmatamento e as queimadas.

Evento

O evento é organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, e pelo Centro de Estudos Constitucionais em Federalismo e Direito Estadual (Constate) e reúne especialistas do Brasil e do exterior para discutir o papel das diferentes esferas de governo na regulação ambiental.

https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-destaca-importancia-da-protecao-ambiental-para-o-desenvolvimento-sustentavel-do-pais-1
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source