From Indigenous Peoples in Brazil

News

ICMBio, PF e Funai desmantelam garimpo ilegal no Amazonas

29/07/2025

Fonte: Agência GOV - https://agenciagov.ebc.com.br/



ICMBio, PF e Funai desmantelam garimpo ilegal no Amazonas
Ação conjunta inutiliza dragas e apreende mercúrio e redes de comunicação usadas na mineração ilegal em bloco de áreas protegidas no oeste do estado

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deflagraram, no dia 24/07, a Operação Integrada Kampô (Nhá-Tô Ió-Ió II), de combate à mineração ilegal na bacia hidrográfica dos rios Jutaí, Bóia, Igarapé Preto e Biá, no município de Jutaí/AM. O principal objetivo da ação é interromper as atividades de mineração ilegal de ouro que vinham sendo praticadas na região, especialmente na porção do bloco de Áreas Protegidas que incluem Unidades de Conservação federais ( Estação Ecológica de Jutaí-Solimões e Reserva Extrativista do Rio Jutaí ), estaduais (Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim), e Terras Indígenas (Rio Biá, Vale do Javari e Macarrão).

A mineração ilegal de ouro causa danos significativos ao meio ambiente e afeta diretamente as comunidades e os povos tradicionais da região de Jutaí e dos municípios vizinhos. Entre os impactos ambientais identificados, destacam-se a degradação da calha do rio Jutaí e de seus afluentes, o assoreamento e a alteração dos cursos hídricos, além do lançamento de sedimentos e rejeitos contaminados por mercúrio - substância tóxica utilizada no processo de extração do ouro.

Até o momento, foram apreendidos diversos equipamentos e estruturas utilizados na mineração ilegal: 16 dragas, 4 mil litros de combustível, cinco rebocadores, duas embarcações regionais, seis voadeiras, frascos de mercúrio, motores de popa e equipamentos de recepção de sinal de internet (Starlink), empregados como rede de comunicação pelo garimpo. Os prejuízos estimados apenas com a destruição das estruturas ultrapassam R$ 18 milhões. Também foram coletadas informações que servirão de base para futuras investigações criminais, com o objetivo de identificar os responsáveis pelas atividades ilícitas e garantir a responsabilização penal, civil e ambiental.

Durante a operação, foram encontrados, vivos, em algumas dragas, indivíduos de quelônios amazônicos pertencentes às espécies tartaruga-da-Amazônia ( Podocnemis expansa ), tracajá ( Podocnemis unifilis ) e iaçá ( Podocnemis sextuberculata ), sendo esta última classificada como "Quase Ameaçada" (NT) na mais recente Avaliação de Risco de Extinção da Fauna Brasileira, coordenada pelo ICMBio. Os quelônios foram apreendidos e soltos no local. Também foram localizados ovos de quelônios (tracajá) e de aves aquáticas da região, como a gaivota ( Phaetusa simplex ) e o corta-água ( Rynchops niger ). Esses animais e seus ovos são capturados e coletados ilegalmente para consumo pelos garimpeiros.

A operação também contou com o suporte da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), que congrega esforços dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e dos outros oito países que também possuem a Floresta Amazônica em seus territórios.

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202507/icmbio-pf-e-funai-desmantelam-garimpo-ilegal-no-amazonas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source