From Indigenous Peoples in Brazil

News

Morre garimpeiro que atacou servidores do Ibama e da Polícia em Mato Grosso

02/08/2025

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



Morre garimpeiro que atacou servidores do Ibama e da Polícia em Mato Grosso
O ataque ocorreu durante operação de fiscalização na Terra Indígena (TI) Sararé

Um dos garimpeiros ilegais que atacaram um grupo de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Civil de Goiás, nesta sexta-feira (1o), veio a óbito. Ele foi baleado após os servidores públicos reagirem ao ataque sofrido durante operação de fiscalização a veículos usados no garimpo ilegal, em estrada localizada dentro da Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso.

Durante a abordagem, uma caminhonete avançou contra os agentes, que reagiram. Um dos ocupantes foi baleado e recebeu os primeiros socorros da equipe do Ibama ainda no local. Ele chegou a ser transportado de helicóptero para Pontes e Lacerda (MT), onde recebeu atendimento médico, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas contínuas de reanimação, não resistiu.

Com 67 mil hectares e habitada pelo povo Nambiquara, a Terra Indígena Sararé é uma das mais impactadas pelo garimpo ilegal no país. Segundo a plataforma Brasil Mais, até junho deste ano, foram registrados 1.436 alertas de garimpo que resultaram na destruição de 599 hectares.

Estima-se que cerca de 2 mil hectares já foram devastados por grupos criminosos armados que exploram ouro na região. Desde 2023, o Ibama intensificou as ações de combate à atividade, com a apreensão e destruição de mais de 300 escavadeiras, além de motores e outros equipamentos.

O garimpo ilegal tem provocado danos ambientais e sociais severos, como o desmatamento em larga escala, a contaminação de rios e igarapés com mercúrio e resíduos oleosos e o aumento da turbidez da água, que compromete a vida aquática.

Editado por: Rodrigo Durão Coelho

https://www.brasildefato.com.br/2025/08/02/morre-garimpeiro-que-atacou-servidores-do-ibama-e-da-policia-em-mato-grosso/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source