From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai promove oficina de manejo comunitário de quelônios no Amazonas

28/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Em mais uma iniciativa para garantir a conservação da biodiversidade e a soberania alimentar dos povos indígenas, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, entre os dias 15 e 18 de agosto, uma oficina de manejo comunitário de quelônios no território indígena Baixo Marmelos, localizado nos municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas. A ação reuniu indígenas dos povos Torá, Munduruku, Mura, Parintintim e Tenharim, das aldeias Baixo Grande, São José, Vista Alegre, Pau Queimado e São Raimundo, além de pesquisadores especialistas no tema.

O manejo de quelônios amazônicos - popularmente conhecidos como "bichos de casco" - tem grande relevância para as comunidades indígenas da região. A Funai contribui para o fortalecimento dessas práticas em Terras Indígenas (TIs), estimulando a mobilização comunitária e promovendo a troca de experiências entre os conhecimentos tradicionais e o científico.

A oficina foi organizada pela Coordenação-Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) da Funai, por meio da Coordenação de Conservação e Recuperação Ambiental (Coram), em parceria com a Coordenação Regional (CR) de Madeira, e a Coordenação Técnica Local (CTL) Humaitá III, ambas unidades da Funai. Desde 2020, a autarquia indigenista apoia anualmente a iniciativa de manejo reprodutivo de quelônios realizada pelas comunidades indígenas no Baixo Rio Marmelos e do Rio Juqui, consolidando uma estratégia de conservação.

Para Rubemar Torá, chefe da CTL de Humaitá III, o projeto tem significado especial para os povos indígenas da região. "Esse diálogo fortalece nossa autonomia, valoriza nossa cultura e mostra que nós, povos indígenas, temos um papel fundamental na conservação da Amazônia. Ele representa a continuidade da relação ancestral com o rio e com a floresta, garantindo alimentos, cultura e vida para a nossa futura geração. Desde sempre aprendemos com os nossos mais velhos a cuidar dos tracajás e de outros quelônios, porque eles fazem parte da nossa alimentação tradicional, da nossa história e do equilíbrio da natureza", destaca.

A oficina contou também com a participação de pesquisadores com experiência em manejo comunitário de quelônios aquáticos, entre eles Luis Eduardo de Sousa Ribeiro e Daniely Félix-Silva. Eles contribuíram com orientações técnicas e compartilharam metodologias de registro e análise de dados.

"Os recursos naturais vêm sendo manejados por populações humanas há séculos, e o fortalecimento dessas iniciativas tem se mostrado uma estratégia eficaz de conservação. As ações locais de manejo de quelônios, presentes em diferentes regiões da bacia Amazônica, precisam integrar o profundo conhecimento tradicional sobre a história natural desses animais ao apoio técnico e logístico de parceiros do governo e da sociedade civil", explica a pesquisadora Daniely Félix-Silva.

Segundo ela, esse esforço conjunto pode se consolidar como uma ferramenta de gestão capaz de assegurar a soberania alimentar, preservar práticas culturais dos povos amazônicos e contribuir para a conservação de espécies essenciais ao equilíbrio da região.

A visão dos participantes também reforça a relevância da iniciativa. Raimundo Parente da Silva, do povo Munduruku da aldeia Pau Queimado, destacou que "o projeto vem trazendo para a região e para os indígenas um interesse maior em se preocupar com a preservação e vem incentivando as gerações futuras a compreender a importância da preservação dos quelônios. Isso é fundamental para o aumento da quantidade deles nos rios".

As atividades incluíram diagnóstico participativo sobre o manejo realizado nas aldeias, treinamento de agentes indígenas de praia para o uso de fichas de campo, além de visita a um tabuleiro de desova manejado, com identificação de ninhos e exercícios práticos de registro. O encontro terminou com o planejamento conjunto das ações para o período reprodutivo de 2025.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-promove-oficina-de-manejo-comunitario-de-quelonios-no-amazonas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source