From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai defende inclusão dos povos indígenas na governança responsável da terra na Amazônia

04/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) defendeu na terça-feira (2), no Amazonas, a inclusão dos povos indígenas nos debates sobre governança responsável da terra na Amazônia e reforçou a importância deles na relação com a terra e como isso contribui para o enfrentamento da crise climática.

"Falar sobre sistemas agroalimentares é falar sobre agricultura familiar com os povos indígenas, desde os produtos orgânicos e a relação que eles têm com a terra para desenvolver essas atividades que tem atravessado gerações, fazendo com que haja o manejo sustentável, as boas práticas e a proteção dos mananciais de água que tanto colaboram para a mitigação da emergência climática. Incluir os indígenas nesses debates é fundamental, pois estamos contribuindo para a proteção dos povos e do planeta", enfatizou a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, que participou do evento acompanhada da diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho.

A manifestação foi durante a abertura dos Diálogos sobre Governança Responsável da Terra na Amazônia. O evento integra a Semana da Amazônia: Desenvolvimento Rural Sustentável e Sistemas Agroalimentares, organizada por meio de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o governo do Brasil.

O Brasil possui um total de 1,7 milhão de indígenas distribuídos entre 305 povos falantes de 274 línguas indígenas. Para Joenia, essa diversidade é fruto de luta e resistência frente às inúmeras tentativas de apagamento das histórias, culturas e, até mesmo, da existência dos povos indígenas.

Segundo a presidenta da Funai, o Brasil tem cerca de 13% das terras indígenas e aproximadamente 117 milhões de hectares de terras reconhecidas formalmente, dentro do processo regulatório. A maior parte se encontra no bioma amazônico, onde os desafios são inúmeros para manter essas áreas preservadas em razão das pressões de atividades criminosas. "Atualmente, 98,7% das terras indígenas do Brasil estão localizadas na Amazônia e o nosso desafio, além de proteger e defender a demarcação de terras dos povos indígenas, é promover os seus direitos sociais e constitucionais para o desenvolvimento sustentável", enfatiza.

A presidenta da Funai falou ainda dos desafios para reestruturar a instituição e destacou a importância da participação indígena nessa reconstrução e na implementação da política indigenista. "A gestão hoje é compartilhada com indígenas e temos uma missão importante de reconstruir a política indigenista e, também, a regularização fundiária das terras", afirmou Joenia Wapichana, referindo-se à ocupação de espaços estratégicos na atual gestão do Governo Federal e na própria estrutura administrativa da Funai por indígenas. "Isso está se tornando cada vez mais comum, pois é um recomeço de incluir a diversidade que nós temos no Brasil", complementou. Ela também disse que a Funai tem feito parcerias com diversas instituições tanto como estratégia de fortalecimento institucional quanto para a execução da política indigenista.

Semana da Amazônia

A Semana da Amazônia: Desenvolvimento Rural Sustentável e Sistemas Agroalimentares reúne representantes de governos de vários países da América Latina e do Caribe, organismos internacionais, academia, organizações indígenas, campesinas e da sociedade civil, com o objetivo de debater caminhos para o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e o fortalecimento dos sistemas agroalimentares na região amazônica. O evento acontece em Manaus (AM).

Durante o evento, estão estão sendo debatidos temas como a agricultura familiar como pilar estratégico para a segurança alimentar, a governança responsável da terra, a bioeconomia amazônica, os sistemas agroalimentares urbanos e o papel da cooperação Sul-Sul para enfrentar os desafios climáticos, sociais, ambientais e econômicos da região.

A iniciativa está alinhada à Declaração de Belém (2023), à V Reunião de Presidentes da OTCA (2025) e às principais agendas globais de desenvolvimento sustentável, em especial à Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no Brasil em novembro de 2025.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-defende-inclusao-dos-povos-indigenas-na-governanca-responsavel-da-terra-na-amazonia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source