From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas realizam vigília na Praça dos Três Poderes para denunciar retrocessos e cobrar demarcações nesta quarta (8)

08/10/2025

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br



Na tarde desta quarta-feira (8), cerca de 100 indígenas do Maranhão, Rondônia e Bahia realizarão uma vigília na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A manifestação está prevista para iniciar às 17h, horário de Brasília, com atendimento à imprensa.

Os indígenas denunciam a morosidade do Estado na demarcação de seus territórios, fator que tem gerado um aumento drástico das violações de direitos, não só sobre direitos territoriais, como o direito à demarcação de seus territórios, mas principalmente o direito à vida. "A gente está passando por invasão, por veneno, por desmatamento. Estamos passando por tudo quanto é de violação", denuncia Rosa Tremembé, do povo Tremembé da Raposa (MA).

No mês que marca os 37 anos da promulgação da Constituição Federal, a delegação cobra do Supremo Tribunal Federal a conclusão do julgamento de repercussão geral que trata dos direitos constitucionais indígenas e que a Corte reafirme a inconstitucionalidade da Lei 14.701/2023, conhecida como "lei do marco temporal".

A vigência da Lei 14.701/2023 e da tese do marco temporal, "além de inconstitucional, estão sendo usadas para barrar o avanço na demarcação dos territórios. É essa lei que está legitimando a violência nos territórios, e é através dela que está sendo criminalizada a luta dos povos indígenas", denuncia Junior Pankararu, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

"O que a gente pôde ver é que a morosidade do Poder Judiciário e do Poder Público em relação à Lei no 14.701 vem aumentando de forma drástica as violações de direitos humanos contra povos indígenas. A gente está falando de um aumento de violência e crueldade", explica Lara Estevão, presidente da Comissão Terra e Água do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), Comissão responsável por receber as denúncias dos povos e comunidades tradicionais direcionadas ao Conselho.

Participam da vigília indígenas dos povos Apanjêkra Canela, Memõrtumré Canela, Gavião, Tremembé, Akroá Gamella, Krenjê e Krepym, do Maranhão; Karipuna, Kujubim, Puruborá, Migueleno, Guarasugwe, Cassupa, Wajurú, Kaxarari, Karitiana e Oro Wari, de Rondônia; e Pataxó Hã-hã-hãe, da Bahia.

A delegação está em Brasília nesta semana, 6 a 10 de outubro, onde busca se reunir com representantes dos Três Poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo), embaixadas e demais organizações de direitos humanos.

https://cimi.org.br/2025/10/indigenas-realizam-vigilia-na-praca-dos-tres-poderes/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source