From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas do Acre promovem campeonato que une futebol e preservação

03/10/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Indígenas do Acre promovem campeonato que une futebol e preservação
'Copa das Árvores' convoca 16 povos para jogos, feiras de bioeconomia e ações de sustentabilidade
Abertura de torneio ocorre neste mês no território do povo kuntanawa

03/10/2025

Victória Pacheco

Uma aldeia na fronteira do Brasil com o Peru será palco da cerimônia de abertura da Copa das Árvores, campeonato que propõe um "mundial de futebol indígena" voltado à sustentabilidade, entre 14 e 18 de outubro.

O evento em Marechal Thaumaturgo (AC), território do povo kuntanawa, inaugura o torneio previsto para 2026, que será realizado anualmente até 2030. Além de reunir 16 povos indígenas, a competição contará com a participação de outras comunidades tradicionais em festivais culturais e feiras de produtos sustentáveis.

A solenidade deste mês, que deve atrair cerca de 800 pessoas, terá uma luta demonstrativa entre Bibiano Fernandes, ex-lutador de MMA, e um atleta do povo yawanawa, seguida do plantio simbólico de sementes. Haverá ainda apresentações de música e dança, exibições de arte indígena e debates.

"Embora a Copa das Árvores não tenha sido lançada oficialmente, as delegações já estão treinando em seus territórios e realizando amistosos com outras seleções como preparação", conta Haru Kuntanawa, 43, idealizador do projeto.

Ansioso para ver em campo as delegações trajadas com os uniformes desenhados por ele, com grafismos tradicionais e cores vibrantes, o líder dos kuntanawa e embaixador da Sifbra (Seleção Indígena do Brasil e das Américas) afirma que o diferencial do campeonato está na ênfase ambiental.

"Queremos usar esporte, cultura e arte para atrair a juventude indígena ao debate sobre o meio ambiente, que tanto nos afeta, promovendo conscientização ecológica sem abrir mão da diversão."

Para participar do torneio, atletas firmam o compromisso de desenvolver ações sustentáveis em seus territórios, como plantio de árvores, criação de viveiros e incentivo à agricultura familiar e à agrofloresta.

As feiras de bioeconomia realizadas em paralelo ao campeonato funcionarão como vitrine para pequenos empreendedores. "Nossos artesanatos, nossa medicina e os produtos da floresta estarão em evidência", afirma Haru.

"Vamos catalogar e expor tudo isso para ajudar os povos a gerar renda e conquistar mais qualidade de vida nas comunidades."

Por meio de campanha internacional de doações e apoio das Secretarias dos Povos Indígenas e do Esporte do Acre, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), prefeitura e empresários, a iniciativa já levantou R$ 500 mil.

A mobilização nas redes sociais continua para arrecadar o restante necessário para a realização do campeonato no próximo ano e nas edições seguintes.

Com formato rotativo, a Copa das Árvores será organizada de maneira diferente a cada edição. Em alguns anos, como em 2026, seleções de diferentes territórios se reunirão para os jogos. Nos demais, o torneio ocorrerá dentro das aldeias, priorizando atividades de educação ambiental e produção de alimentos.

"Mais do que seleção de atletas, faremos uma seleção de guardiões da vida no planeta", afirma Haru, que, aos 19, assumiu a liderança de seu povo. A partir da COP8, em 2006, ele passou a participar das Conferências das Partes e tornou-se representante global dos kuntanawa.

O cacique Shaneihu Yawanawa, 41, do povo yawarani, está preparando uma das delegações que vão competir.

"Todos os jogadores sonham em crescer no esporte, não só pelo prazer de jogar, mas pela possibilidade de se profissionalizar cada vez mais e até ganhar com isso. A Copa será uma oportunidade para que eles conheçam um novo lugar e tenham contato com pessoas diferentes", diz.

Shaneihu destaca que o futebol tem sido ferramenta de educação. "Ele está ajudando a manter nossa juventude longe das drogas e do álcool, que é algo muito mais acessível hoje para as comunidades indígenas. É importante mostrar que existem alternativas."

https://www1.folha.uol.com.br/folha-social-mais/2025/10/indigenas-do-acre-promovem-campeonato-que-une-futebol-e-preservacao.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source