From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Caravana indígena parte de Sinop até Belém para protestar contra Ferrogrão

01/10/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Caravana indígena parte de Sinop até Belém para protestar contra Ferrogrão
Data de partida é mantida em sigilo por medo de represálias
Grupo de 300 representantes de povos tradicionais percorrerá mais de 3 mil quilômetros até sede da COP 30

01/10/2025

A "Caravana da Resposta", formada por mais de 300 representantes de povos indígenas, movimentos sociais e comunidades tradicionais, partirá na primeira de novembro de Sinop (MT) rumo a Belém (PA), onde ocorrerá a COP30. O dia exato da partida é mantido em sigilo por medo de represálias.

O grupo pretende percorrer mais de 3 mil quilômetros com o intuito de denunciar os impactos do agronegócio sobre a Amazônia e o Cerrado e se posicionar contra a construção da Ferrogrão -ferrovia planejada para ligar o norte do Mato Grosso ao Pará.

O anúncio acontece às vésperas do julgamento do projeto no STF (Supremo Tribunal Federal), marcado pelo ministro Edson Fachin para esta quarta-feira (1o). Fachin assumiu a presidência da Corte na segunda (29) e fará da análise da ação a primeira pauta de seu mandato. A obra está suspensa desde 2023, por decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com estudos da PUC-Rio em conjunto com a Climate Policy Initiative, a ferrovia pode provocar o desmatamento de 49 mil km² de floresta, além de multiplicar por sete o fluxo de exportação de grãos pelo rio Tapajós. O PSOL questiona, no STF, a legalidade da alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para viabilizar a obra.

"Não vamos permitir que o interesse de grandes corporações, como Cargill e Bunge, destruam nossos rios e florestas. Querem transformar nossas casas em corredor logístico e entregar nossas florestas para enriquecer ainda mais com a soja. Nós vamos defender nossos territórios porque disso depende o futuro de todo mundo", afirmou Alessandra Korap, liderança Munduruku que participa da caravana.

Além do caráter de protesto, a viagem busca dar visibilidade a alternativas agroecológicas e à produção de pequenos agricultores. O trajeto até Belém incluirá um barco que servirá como alojamento coletivo e Cozinha Solidária durante a COP.

A iniciativa é organizada pela Aliança Chega de Soja, criada em 2024 e que reúne mais de 40 organizações e povos tradicionais.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/10/caravana-indigena-parte-de-sinop-ate-belem-para-protestar-contra-ferrograo-em-meio-a-julgamento-no-stf.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source