From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Incêndios atingem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ameaçam casas e animais no entorno

12/10/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Incêndios atingem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ameaçam casas e animais no entorno
Segundo brigadista do ICMBio, a suspeita é de que o incêndio seja criminoso. Incêndios já duram mais de duas semanas.

O incêndio na Chapada dos Veadeiros chegou ao Parque Nacional e consumiu parte da vegetação, matou animais e ameaçou casas no entorno. Segundo o brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Alberto, a suspeita é de que o incêndio seja criminoso.

Uma operação para combater os incêndios chegou a prender duas pessoas e aplicou multas que podem chegar a R$ 50 milhões, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na sexta-feira (10).

Os incêndios já duram mais de duas semanas. À TV Anhanguera, a tapeceira Helan Ita contou como está sendo a luta dos moradores para salvar suas casas e objetos do fogo.


"A gente está tentando salvar as casas. [...] Tirando alguma coisa das casas, já colocamos no carro. O carro está em lugares onde não pega fogo", explicou.

Segundo apurado pela TV Anhanguera, o incêndio não afetou os locais de visitação do parque.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Segundo dados do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o local, que fica na região nordeste do estado, abrange as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança, uma área total aproximada de 240 mil hectares.

O parque também abriga uma grande quantidade de animais, entre eles, estão os ameaçados de extinção, como o lobo-guará, veado-campeiro e o tamanduá-bandeira.

Incêndios na região

Com os incêndios, mais de 100 mil hectares haviam sido queimados até a última sexta-feira (10) na região nordeste. De acordo com a gerente de emergências ambientais da Semad, Sayro Reis, a maior parte do fogo na região foi iniciado em pequenas propriedades rurais e atingiu outras áreas.

Após quase duas semanas de trabalho, o incêndio no município de Cavalcante foi contido, em meio às dificuldades de acessar o território montanhoso. No entanto, agentes ainda atuam para controlar outros focos na região da Chapada dos Veadeiros.

"Um fogo que é colocado em uma propriedade com o objetivo de queimar uma folhagem ou uma renovação de pasto rapidamente vira um grande incêndio que queima 30 mil hectares", pontuou o gerente.
Após quase duas semanas de trabalho, o incêndio no município de Cavalcante foi contido, em meio às dificuldades de acessar o território montanhoso. No entanto, agentes ainda atuam para controlar outros focos na região da Chapada dos Veadeiros.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/10/12/incendios-atingem-o-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros-ameacam-casas-e-animais-no-entorno.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source