From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Em Maceió (AL), 36ª Romaria da Terra e das Águas denuncia crime socioambiental da Braskem e reafirma esperança e resistência do povo atingido

02/10/2025

Autor: Lara Tapety

Fonte: CPT - https://cptnacional.org.br/



Em Maceió (AL), 36ª Romaria da Terra e das Águas denuncia crime socioambiental da Braskem e reafirma esperança e resistência do povo atingido

Neste domingo, dia 5 de outubro, Maceió sediará a 36ª Romaria da Terra e das Águas. A programação começa às 6h, na R. Cel. Lima Rocha, no 800, no bairro do Pinheiro - parte da região impactada pela mineração de sal-gema da Braskem - e seguirá até por volta das 13h.

Sob o tema "Ecologia Integral: esperança, resistência e profecia" e o lema "E Deus viu que tudo era muito bom' (Gn 1,31)... A Braskem afundou sonhos", a Romaria une espiritualidade e mobilização social. Será um ato de fé e política que ecoa o clamor das milhares de famílias atingidas pelo afundamento de cinco bairros da capital alagoana.

"Nessa região nós temos o maior crime ambiental em solo urbano de todos os tempos. Uma tragédia, que tem gerado sofrimento e dor a dezenas e milhares de pessoas", afirma o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, que irá presidir a celebração eucarística encerrando a programação.

O coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, destaca a importância de manter viva a memória das vítimas do crime provocado pela Braskem. Para ele, a 36ª Romaria da Terra e das Águas é um momento de denúncia, reflexão e solidariedade com as famílias atingidas.

"Este ano, pela terceira vez, vamos realizar essa romaria aqui em Maceió, na capital de Alagoas. Vamos fazer memória e também refletir o sofrimento de milhares que tiveram seus sonhos, suas vidas, afundadas por conta da ganância do Capital, especialmente da ganância da Braskem. É preciso que a sociedade tome mais conhecimento, que a sociedade se manifeste. Venha participar da 36ª Romaria da Terra e das Águas!", disse o coordenador da Pastoral.

Programação
A programação inicia com a concentração e acolhimento dos romeiros e romeiras na Casa IBP, às 6h. A caminhada está prevista para começar às 7h, passando pelo bairro do Pinheiro e seguindo pelo Bebedouro, até chegar ao Flexal. O percurso contará com depoimentos e reflexões nas paradas em locais simbólicos, a exemplo da Igreja Batista do Pinheiro, do antigo Hospital Sanatório e da Praça Lucena Maranhão - antiga Praça da Matriz de Bebedouro, onde ficava a Paróquia de Santo Antônio de Pádua.

No Flexal, haverá três tendas de debates com os temas: "Água fonte de vida", "Ecumenismo e as relações afetivas: como isso afeta nossa saúde mental" e "Defensoria Pública: a serviço da vida". Esses espaços terão como palestrantes, respectivamente, Roberto Malvezzi (Gogó), representantes do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) e o defensor público Dr. Ricardo Melro, que trará a experiência no acompanhamento das vítimas da destruição causada pela mineradora.

O encerramento da Romaria acontecerá com a Celebração da Santa Missa, às 11h30, presidida pelo arcebispo Dom Beto Breis e cocelebrada por párocos locais, entre eles, Pe. Francisco Teixeira, da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Bebedouro), Pe. Marivaldo da Conceição, da Paróquia Menino Jesus de Praga (Pinheiro) e Pe. Raul Moreira, da Paróquia São José Operário (Fernão Velho), além de convidados.

A 36ª Romaria da Terra e das Águas é uma realização da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Arquidiocese de Maceió, Paróquia Menino Jesus de Praga, Paróquia Santo Antônio de Pádua, Igreja Batista do Pinheiro, CEBs, Cáritas Maceió e Associação Amici di Joaquim Gomes, com apoio da CNBB/FNS.

https://cptnacional.org.br/2025/10/02/em-maceio-al-36a-romaria-da-terra-e-das-aguas-denuncia-crime-socioambiental-da-braskem-e-reafirma-esperanca-e-resistencia-do-povo-atingido/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source