From Indigenous Peoples in Brazil

News

Falta de formação ambiental entre professores compromete ensino sobre o clima, avalia geógrafo da USP

08/10/2025

Autor: Adele Robichez, José Eduardo Bernardes e Larissa Bohrer

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



Falta de formação ambiental entre professores compromete ensino sobre o clima, avalia geógrafo da USP
Wagner Ribeiro defende capacitação docente e critica impactos de modelos energéticos concentrados em grandes empresas

O geógrafo e professor da Universidade de São Paulo (USP) Wagner Ribeiro afirmou que a falta de formação específica dos professores compromete o ensino ambiental nas escolas brasileiras. A análise foi feita em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, a propósito da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que começou nesta quarta-feira (8) com foco em políticas educacionais sobre biodiversidade e clima.

"Na grade do ensino fundamental, por exemplo, isso estaria distribuído em geografia e ciências. Mas, infelizmente, a partir da reforma do golpe do [ex-presidente Michel] Temer, pessoas que não têm formação nessas áreas têm até preferência para ministrar aula", criticou. Segundo Ribeiro, essa lacuna formativa impede a consolidação da chamada "educação para a sustentabilidade". "Nada melhor que capacitar os professores para que possamos ter uma geração com mais informação sobre esses temas tão fundamentais no mundo contemporâneo", defendeu.

O pesquisador também comentou o debate sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas e defendeu alternativas energéticas menos agressivas, como a energia maré-motriz, solar e eólica. Porém, alertou que o atual modelo de geração "está montado em cima do grande capital que vem investir e acaba expulsando essas populações, com impactos seríssimos", o que, para ele, caracteriza "uma situação de racismo ambiental".

Ao tratar da expansão de data centers no Brasil, Ribeiro afirmou que a promessa de torná-los "verdes" esbarra no uso intensivo de água e na fragilidade da legislação. "Esses data centers são refrigerados à água, e é muita água que é usada, inclusive com evaporação. É uma água que entra no sistema e se perde", explicou, ressaltando que o país precisa ponderar os impactos ambientais antes de se tornar polo desse tipo de estrutura.

Sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA) em 2025, o professor defendeu a realização do evento na Amazônia e a popularização do debate climático no país. Um levantamento da Ipsos-Ipec indicou que 64% dos brasileiros aprovam a realização do evento Brasil, mas que 55% dos entrevistados se declaram "nada informados" sobre o evento. "É fundamental fazer esse evento em Belém, mas, ao mesmo tempo, é preciso popularizar essa discussão. Quanto mais falarmos, mais será necessário falar porque é bom que as pessoas tenham dúvidas. O duro é quando gera indiferença", opinou.

Ribeiro também elogiou a proposta do Ministério dos Povos Indígenas de incluir a demarcação de terras indígenas nas metas de redução de carbono. "Vários estudos mostram que o nível de conservação de uma terra indígena é superior, inclusive, às unidades de conservação. Nós temos que aprender com eles, para adiar o fim do mundo, como diz [Ailton] Krenak", destacou.

https://www.brasildefato.com.br/2025/10/08/falta-de-formacao-ambiental-entre-professores-compromete-ensino-sobre-o-clima-avalia-geografo-da-usp/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source