From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

'Não é possível negar a histórica contribuição dos povos indígenas', diz Sônia Guajajara na abertura

10/11/2025

Autor: Jéssica Nascimento

Fonte: O Liberal - https://www.oliberal.com



No primeiro dia da COP 30 - a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou o protagonismo dos povos originários nas discussões sobre o futuro ambiental do planeta. Em entrevista ao Grupo Liberal, ela afirmou que a realização da conferência na Amazônia ampliou de forma inédita a presença indígena e representa "uma grande entrega" na luta por reconhecimento e participação nas decisões climáticas.

Participação histórica dos povos indígenas

Sônia Guajajara celebrou o fato de a COP 30, sediada em Belém, registrar a maior participação indígena de todas as conferências climáticas da ONU. Segundo a ministra, cerca de 3 mil indígenas estão alojados na Aldeia COP, enquanto 5 mil estão presentes na capital paraense e pelo menos 500 representantes indígenas do Brasil foram credenciados na Zona Azul - área oficial de negociações."Essa participação em si já é uma grande entrega, um espaço que se abriu aqui para que aumentasse a presença indígena. Estamos participando dos debates, trazendo a contribuição dos povos indígenas para o enfrentamento da crise climática", ressaltou.

Anúncios e avanços na agenda climática

Durante a abertura da conferência, a ministra destacou anúncios importantes voltados ao reconhecimento dos territórios indígenas como medida de mitigação climática, além da criação de um mecanismo de financiamento climático com garantia de 20% dos recursos para repasses diretos aos povos indígenas."Estamos começando bem, estamos animados", afirmou Sônia. "Esses avanços são fundamentais para assegurar que os povos indígenas tenham acesso direto aos recursos e possam seguir protegendo suas terras e a biodiversidade. Os líderes globais precisam entender a emergência que a gente já vive"Apesar do tom otimista, Guajajara alertou para a urgência da ação climática e a necessidade de compromisso dos países desenvolvidos com medidas concretas. "São muitos os desafios. Precisamos que os líderes globais entendam a emergência que a gente já vive", declarou.A ministra reforçou que os povos indígenas têm sido guardadores históricos da floresta e que o mundo precisa reconhecer essa contribuição. "Não é possível negar a histórica contribuição dos povos indígenas com seus modos de vida, de proteger o território e a biodiversidade. E aqui estamos nós para apresentar isso ao mundo."

https://www.oliberal.com/cop-30/nao-e-possivel-negar-a-historica-contribuicao-dos-povos-indigenas-diz-sonia-guajajara-na-abertura-1.1048035
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source