From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Círculo dos Povos marca dia de eventos e debates na COP30

17/11/2025

Fonte: TV Brasil EBC - https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/11/circulo-dos-povos-marca-dia-de-e



Círculo dos Povos marca dia de eventos e debates na COP30

Repórter Brasil
No AR em 17/11/2025 - 19:00

Esta semana será de definições políticas entre as nações que participam da COP30. Por isso, é fundamental ouvir os povos que participam dos debates.

Um evento que chamou a atenção hoje (17) na conferência é o Círculo dos Povos. Ele foi criado pela presidência da COP30 e coloca lideranças indígenas e lideranças de populações afrodescendentes no centro das discussões sobre mudanças climáticas.

O Círculo dos Povos tem como intuito aproximar ainda mais lideranças indígenas da Presidência da República e também da presidência da COP30, justamente para dar mais protagonismo, voz e poder de decisão para os povos indígenas na conferência, que tem uma presença muito significativa deles nas decisões, nas conversas e nos debates.

Vale destacar que o Círculo dos Povos é liderado por duas ministras: a dos Povos Indígenas do Brasil, a Sonia Guajajara, e Anielle Franco, da Igualdade Racial. E é formado por duas comissões internacionais: a indígena, composta por representantes de organizações indígenas de todo o mundo, e a de comunidades tradicionais afrodescendentes e agricultores familiares, que reúne representantes de organizações de 16 países da América Latina.

Garantir a voz das comunidades indígenas é cuidar da floresta. Até porque um estudo desenvolvido pelo Instituto Socioambiental comprovou que, nos últimos 35 anos, as terras indígenas ajudaram a preservar 20% do total das florestas nacionais.

Hoje, na Green Zone, ocorreram painéis que trouxeram alguns temas espinhosos, como financiamento para a alimentação; caminho verde para o Brasil, que trabalhou com a hipótese de o país trabalhar com outras fontes de energia; terras e vidas saudáveis, justamente de que maneira a agricultura familiar tem resistido a problemas climáticos; transparência e risco, o Brasil e o mercado global, que falou sobre justiça climática e também a alimentar.

Além disso, teve a participação do Zé Gotinha e também do Curupira, para trazer um pouco mais de proximidade entre saúde e meio ambiente para jovens e crianças que fizeram parte da COP30.

Marcha reúne mais de três mil indígenas em Belém

Faixas, bandeiras de luta, cartazes e a força dos povos indígenas tomaram as ruas de Belém na Marcha Indígena "Resposta Somos Nós". Mais de três mil indígenas e representantes sociais participaram da marcha global pelas ruas da capital paraense em prol da representatividade efetiva nos debates globais e também na preservação do meio ambiente e demarcação de terra.

"Agora começa a segunda fase, que é a fase das negociações, onde a gente está trabalhando muito para que os territórios indígenas sejam reconhecidos como política de mitigação climática", afirmou a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/11/circulo-dos-povos-marca-dia-de-eventos-e-debates-na-cop30
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source