From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Manejo florestal sem povos indígenas é inviável, destaca Funai em painel da Cúpula Mundial do Clima

17/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A realização da COP 30 no Brasil é uma oportunidade histórica para ampliar o protagonismo dos povos indígenas nas decisões globais sobre clima. Foi o que ressaltou a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, ao participar como painelista do evento "Modelos de Governança para o Manejo Florestal na Prática". O debate ocorreu na sexta-feira (14) como parte da programação oficial da Cúpula Mundial do Clima e Conferência de Investimentos da COP, em Belém (PA).

"Colocar a Amazônia e seus povos no centro do debate climático significa reconhecer que não existe solução real para o planeta sem fortalecer a governança indígena e garantir a proteção dos territórios. O manejo florestal responsável faz parte dessa visão", afirmou a presidenta da Funai.

Joenia Wapichana também enfatizou que povos indígenas realizam manejo florestal há séculos por meio de hortas florestais, sistemas agroflorestais, uso de sementes, roçados de coivara e outros métodos que criam verdadeiros mosaicos de biodiversidade.

Colocar a Amazônia e seus povos no centro do debate climático significa reconhecer que não existe solução real para o planeta sem fortalecer a governança indígena e garantir a proteção dos territórios. O manejo florestal responsável faz parte dessa visãoJoenia Wapichana, presidenta da Funai
"A ciência comprova o que os povos indígenas sempre souberam: territórios sob gestão indígena armazenam mais carbono, são mais biodiversos e têm menor incidência de invasões. Onde há governança indígena forte, há floresta viva", destacou.

O manejo sustentável também tem impacto direto nas comunidades, gerando renda com produtos como castanha, copaíba, andiroba, borracha, sementes e artesanato, além de fortalecer a cultura e o conhecimento tradicional.

A presidenta da Funai destacou ainda ações diretas da instituição na promoção do manejo sustentável, como o apoio na elaboração e implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) e em ações de vigilância territorial, proteção de povos isolados, parcerias técnicas e fortalecimento de cadeias da sociobiodiversidade.

Cúpula Mundial do Clima e Conferência de Investimentos da COP
O encontro reuniu especialistas, lideranças indígenas, autoridades e organizações que atuam na agenda climática para discutir caminhos concretos para o manejo sustentável da floresta na Amazônia. Foi promovido pela Fundação Mundial do Clima na Assembleia Paraense e integra o conjunto de debates que antecedem as negociações da COP30, destacando soluções de clima e natureza e mecanismos de financiamento para ações de baixo carbono.

A Cúpula Mundial do Clima e Conferência de Investimentos da COP é um fórum internacional que reúne governos, setor privado, lideranças indígenas, especialistas e instituições financeiras para acelerar soluções de clima e natureza. Realizado em paralelo à programação da COP30, o evento promove debates estratégicos e articula investimentos voltados à transição para economias de baixo carbono. Na edição em Belém, o foco está na proteção da Amazônia, no financiamento climático e no fortalecimento de modelos de governança ambiental capazes de gerar resultados concretos.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/manejo-florestal-sem-povos-indigenas-e-inviavel-destaca-funai-em-painel-da-cupula-mundial-do-clima
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source