From Indigenous Peoples in Brazil

News

Professores produzem livros que serão lançados em três línguas indígenas

24/11/2025

Autor: Emilly Duarte

Fonte: Folha BV - https://www.folhabv.com.br



O 5o ciclo do projeto OMUNGA iniciou nesta segunda-feira (24), no Uiramutã e segue até a próxima quarta-feira (3), reunindo mais de cem professores, a maioria indígenas. Os livros que os educadores estão produzindo serão publicados em três línguas maternas, macuxi, patamona e ingaricó.

Com o tema "Registros Culturais do Meio Ambiente" o projeto OMUNGA é um empreendimento social que atua em várias regiões do país com projetos educacionais voltados a comunidades de difícil acesso.

No Uiramutã, a proposta prevê a produção de livros escritos pelos próprios povos originários e a criação de bibliotecas comunitárias. O município, considerado o mais indígena do Brasil, participou de seis ciclos ao longo de dois anos. O primeiro foi realizado em abril de 2024.

"Os livros que estão sendo produzidos pelos próprios indígenas serão publicados em três línguas maternas, macuxi, patamona e ingaricó", pontuou.

O fundador da OMUNGA, Roberto Pascoal, falou sobre o trabalho realizado no município e ressaltou a relevância de registrar o conhecimento ancestral.

"Eles são os guardiões de todo esse conhecimento, por isso me sinto honrado em contribuir com a construção dessas memórias", afirmou.

Ao final do sexto e último ciclos do projeto que ainda não tem data definida, serão apresentados dois livros produzidos pelos professores indígenas, além de um livro fotográfico e um documentário sobre o processo.

Durante o evento, foram entregues três mil livros didáticos doados por várias regiões do Brasil. O material será distribuído entre 57 escolas municipais e estaduais do Uiramutã.

https://www.folhabv.com.br/educacao/professores-produzem-livros-que-serao-lancados-em-tres-linguas-indigenas/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source