From Indigenous Peoples in Brazil

News

Lula foi mal orientado em demarcações de Terra Indígenas, diz Fávaro

24/11/2025

Fonte: Folha Max - https://www.folhamax.com/



Lula foi mal orientado em demarcações de Terra Indígenas, diz Fávaro

24/11/2025

Pablo Rodrigo

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), afirmou que atuará para convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a rever a homologação de 3 terras indígenas em Mato Grosso. Segundo Fávaro, a sua primeira impressão é de que o presidente Lula teria recebido informações equivocadas, de que as demarcações já seriam consensos, o que não é verdade.

"Eu estou levantando um pouco mais a fundo esse processo. Parece-me que ele foi um pouco mais uma busca... levaram o presidente na ideia de que estava tudo pronto e poderia fazer sem nenhum conflito, que estava pacificado, o que não é verdade, e ele acabou publicando esse decreto. Não sei se ele foi induzido ao erro, mas foi de forma exacerbada", disse Fávaro nesta segunda-feira (24), durante a inauguração do escritório da ApexBrasil em Cuiabá.

O ministro ainda afirmou que vai atuar dentro do governo para reverter as demarcações. "Eu vou olhar, e se tiver inconsistências eu vou apoiar para que o caso seja revisto". Fávaro ainda afirmou que é possível uma convivência harmônica entre indígenas e não indígenas, e que não é preciso retirar terras de ambos para favorecer um grupo.

"E se for caso de ter desapropriação, tem que ser com indenização por valor venal em dinheiro e à vista. Se não ocorreu dessa forma, para mim é uma injustiça porque está beneficiando um grupo e tirando a paz e a tranquilidade de outros", pontuou.

Demarcações

As demarcações publicadas por Lula na semana passada são da Terra Indígena Estação Parecis, em Diamantino; a Terra Indígena Manoki, em Brasnorte; e a Terra Indígena Uirapuru, localizada nos municípios de Campos de Júlio, Nova Lacerda e Conquista D'Oeste.

A TI Manoki, reconhecida originalmente com cerca de 46 mil hectares, passou a ter aproximadamente 250 mil hectares após o decreto. Outras duas áreas também foram homologadas: a Terra Indígena Uirapuru, com cerca de 21,6 mil hectares, e a Terra Indígena Estação Parecis, com pouco mais de 2,1 mil hectares, ambas situadas em regiões consideradas produtivas.

O governador Mauro Mendes (União) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando anular as demarcações. O caso será analisado pelo ministro Gilmar Mendes.

https://www.folhamax.com/politica/lula-foi-mal-orientado-em-demarcacoes-de-terra-indigenas-diz-favaro/524340
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source