From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Reparação histórica: Funai inaugura placa com o novo nome do Museu dos Povos Indígenas

05/12/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) inaugurou na quinta-feira (4) a placa com o novo nome do Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), órgão científico-cultural da autarquia. A inauguração representa um marco histórico para o Museu que, durante 72 anos, carregou a nomenclatura "Museu do Índio", termo que não representa a diversidade dos 391 povos indígenas do Brasil.

A mudança de nome veio com o decreto de reestruturação da Funai, publicado pelo Governo Federal no dia 7 de agosto de 2025. A alteração do nome e a inauguração da placa foram celebradas em evento realizado na sede do Museu, no Rio de Janeiro (RJ), na véspera do aniversário de 58 anos da Funai.

A cerimônia também foi marcada pela posse da nova diretora do MNPI, Juliana Tupinambá, e da diretora de Direitos Humanos e Políticas Sociais, Pagu Rodrigues, do povo Fulni-ô, ambas mulheres indígenas que ocupam espaços de gestão na Funai.

Reparação histórica
A alteração do nome da instituição reconhece que o termo "índio" é derivado de um engano dos colonizadores que, quando chegaram ao Brasil, acreditavam ter encontrado as Índias, que chamavam de "outro mundo". O erro foi mantido e utilizado para designar, sem distinção, uma infinidade de povos, alimentando a discriminação, preconceito e violência contra essa população. A palavra "indígena", por sua vez, significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade dos povos indígena do Brasil.

Por isso, durante a comemoração, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, destacou o que significa essa mudança de nomenclatura do MNPI. "A gente precisa mostrar os erros do passado para que não se cometa o erro novamente, mostrar as mudanças para encorajar novas, registrar e comemorar essas conquistas porque não é apenas uma mudança de nome, é o que está por trás dessas mudanças que a gente comemora", ressaltou.

A diretora Pagu Rodrigues também falou sobre o que representa esse momento. Ela afirma que a mudança significa uma reparação histórica. "Mudar o nome do Museu não foi algo apenas simbólico, foi um marco histórico para dizer que a gente não quer mais ser considerado como sujeito pejorativo na história do Brasil. Como o índio, que o colonizador chegou aqui e achou que bastava dominar, construir uma estrutura de Estado e que ia simplesmente fazer a gente desaparecer do mapa".

Ao assumir o nome Museu Nacional dos Povos Indígenas, a instituição reafirma seu compromisso com a proteção das culturas dos povos, com a preservação do passado e o olhar no futuro com a intenção de promover o fortalecimento de suas ações nos cenários nacional e internacional.

"Precisamos de representatividade e reunir forças para garantir os direitos, a ancestralidade, a vanguarda dos povos indígenas e retomar nossos espaços", reforçou a diretora do MNPI, Juliana Tupinambá.

MNPI
Mais do que uma alteração de nome, o evento foi um marco histórico, celebrado por todos que defendem a causa indígena e que lutam diariamente pela garantia de seus direitos constitucionais de forma plena em todo o país.

O MNPI é o órgão científico-cultural da Funai e foi criado em 19 de abril de 1953 como "Museu do índio". Agora, inicia uma nova trajetória ao adotar seu novo nome, em conformidade com o decreto número 12.581, publicado pelo Governo Federal em 6 de agosto de 2025, no âmbito da reestruturação da Funai.

O ato é uma correção histórica que traduz o avanço conceitual e institucional através do reconhecimento da diversidade e do papel essencial dos povos indígenas na formação étnica do Brasil.

Coordenação de Comunicação Social/Funai

Com informações do MNPI

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/reparacao-historica-funai-inaugura-placa-com-o-novo-nome-do-museu-dos-povos-indigenas
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.