From Indigenous Peoples in Brazil

News

Xavantes exigem melhor atendimento à saúde

05/04/2001

Autor: Joanice Pierini Loureiro

Fonte: Diário de Cuiabá - Cuiabá - MT



Quatro lideranças xavantes da Terra Indígena Sangradouro, em General Carneiro, protocolaram ontem na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Cuiabá um documento reivindicando providências imediatas acerca de problemas de saúde como tuberculose e desnutrição infantil enfrentados por cerca de mil índios da região.

Os caciques de três das 15 aldeias de Sangradouro resolveram vir a Cuiabá depois de não terem recebido, ontem pela manhã, uma visita do diretor operacional da Funasa, Ubiratan Pedrosa. O diretor esteve no município de Campinapolis, também pela manhã, e era aguardado pela comunidade xavante na aldeia central de Sangradouro por todos os índios do território.

Segundo o médico indigenista Osvaldo Cid, que foi diretor do Departamento de Saúde da Fundação Nacional do Índio (Funai), além de tuberculose, os índios xavantes enfrentam vários outros problemas como leishmaniose e falta de vacinação.

De acordo com informações do cacique Domingos Mahoro’e’o, os principais problemas de saúde começaram em 1999 – quando a saúde indígena deixou de ser responsabilidade da Funai e passou a ser executada pela Funasa. Eles não conhecem nossa realidade, aponta.

Por essa transferência, a saúde indígena pode ser executada pelas prefeituras municipais, por entidades não governamentais ou por associações indígenas. Atualmente o serviço em Sangradouro, segundo os caciques, é prestado por uma ong que não atende aos índios da forma que necessitam.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source