From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mortalidade em área Yanomami registra queda

29/04/2001

Fonte: Jornal do Commercio



Caiu 60,6% a mortalidade infantil registrada em 2000 no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami, no estado de Roraima, em relação a 1999. Os yanomami têm assistência à saúde garantida por intermédio de parceria firmada entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a organização não governamental brasileira URIHI - Saúde Yanomami. A taxa de mortalidade geral da população do Dsei também teve redução: 50% no mesmo período.A queda nos números é resultado do êxito dos programas de controle de doenças e da assistência permanente às comunidades indígenas da Funasa. O trabalho das equipes de saúde é voltado para a atenção materno-infantil - com ênfase no combate à desnutrição, controle de enfermidades infecto-parasitárias, como malária, tuberculose, infecções respiratórias e verminoses, e vacinação da população indígena. Mais de 70 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de laboratório, guardas de endemias, médicos e odontólogos atuam na área. Eles recebem treinamento técnico específico e noções básicas sobre a cultura yanomami antes de iniciarem o trabalho.Os médicos da URIHI esperam que o intenso combate à malária, associado a medidas de segurança alimentar e ao monitoramento mensal das crianças menores de cinco anos, reduza ainda mais a taxa de mortalidade infantil dos yanomamis.A parceria entre a Funasa e a URIHI também está viabilizando o desenvolvimento de programas de educação em saúde, como a formação de microscopistas entre os próprios yanomamis.Após o treinamento, os alunos realizam a prova oficial da Secretaria de Saúde do Estado de Roraima para obtenção do diploma. Vinte yanomamis já foram aprovados.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.