From Indigenous Peoples in Brazil

News

Donos da própria terra

27/11/2003

Fonte: CB, Brasil, p. 19



Donos da própria terra
Ministro da Justiça assina na Funai portaria que registra áreas indígenas. Governo promete oficializar todas as reservas até 2006

Erika Klingl
Da equipe do Correio

Foram necessários quase cinco anos para que um ministro da Justiça voltasse a percorrer os 4km que separam o prédio-sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério da Justiça, na Esplanada. O ministro Márcio Thomaz Bastos escolheu o auditório da Funai para assinar a portaria declaratória de terras para a etnia Guarani Mbiá, uma das primeiras medidas do processo de registro de reservas indígenas. ''Quis fazer a solenidade aqui para mostrar nossa intenção'', justificou o ministro, ao garantir que o governo irá demarcar e homologar todas as terras indígenas até o fim do governo.

Desde o início do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a homologação de 24 áreas. Faltam 223. Os Guaranis foram escolhidos como símbolos da demarcação em 2004. ''Os Guaranis são históricos na construção do país'', afirmou o presidente da Funai, Mércio Pereira. Ele garantiu que, até o fim do ano, serão homologadas as terras de Raposo Serra do Sol, de Roraima.

A presença de Thomaz Bastos na Funai não reduziu as queixas de Pereira. ''Já fomos 5.600 funcionários. Hoje, somos 2.130'', provocou o presidente. Segundo ele, foi enviado há uma semana ao ministro um pedido de realização de concurso para contratar 500 novos trabalhadores.

CB, 27/11/2003, Brasil, p. 19
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source