From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios matam invasor no Pará

18/01/2005

Fonte: CB, Brasil, p. 15



Índios matam invasor no Pará

Os índios amanayé, de Paragominas, região nordeste do Pará, reagiram à bala contra a presença de invasores armados em suas terras, matando um homem e expulsando outros cinco, no domingo. O corpo de um homem, conhecido apenas por Mário, dono de uma lanchonete na Vila Canaã, ficou na mata e só deve ser resgatado na manhã de hoje por policiais civis e militares de Marabá. O clima é tenso na área, onde comerciantes e madeireiros prometem vingança. Segundo a polícia, o comerciante e outros cinco homens teriam entrado na área da reserva para caçar e pescar quando foram surpreendidos pelos índios numa emboscada. Do meio da mata, partiram os tiros de espingarda que mataram Mário. Os companheiros do comerciante fugiram do ataque se embrenhando na floresta. Os amanayé vêm denunciando a invasão de suas terras por madeireiras e fazendeiros, que estão derrubando a mata para a retirada de toras e usando a área para a criação de gado.

CB, 18/01/2005, Brasil, p. 15
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source