From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Faltam poços artesianos

07/01/2002

Autor: Carlos Wagner

Fonte: Zero Hora-Porto Alegre-RS



O problema da contaminação de nascentes e fontes de água usadas pelas populações indígenas gaúchas não é novidade para a Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Paulo Gilberto Mabilia, 60 anos, coordenador regional da Funasa, lembra que o problema ganhou visibilidade porque é um dos responsáveis pela elevada mortalidade infantil nas reservas.

A estratégia da Funasa para enfrentar a situação é abrir poços artesianos, que captam água a grandes profundidades, longe das fontes de contaminação. Um convênio foi firmado entre a Funasa e a organização não-governamental Associação Estadual dos Rondonistas de Santa Catarina, com sede em Florianópolis, e a Planenge Hidrogeologia e Geotécnica, para estudar a perfuração dos poços.

O papel da Rondonistas é o mais importante no convênio, porque se encarregou de suprir as equipes da Funasa com remédios e serviços de saneamento básico que, ao lado da perfuração dos poços, devem solucionar vários problemas de saúde nas reservas.


- Ainda temos muitos ajustes para fazer no convênio para que as coisas comecem a andar como desejamos - diz Claide Maria Marques Grando, coordenadora operacional da Rondonistas.

O fato é que as reservas estão abastecidas de médicos, remédios e serviços fúnebres, mas faltam os poços, sem data para serem concluídos, segundo Mabília.

Adelar Luis Paschoal, prefeito de Redentora, onde se situa uma parte importante da reserva da Guarita, é contra a estratégia da Funasa para resolver os problemas de saneamento básico da comunidade indígena.

- Nossa intenção era fazer um acordo com a Funasa para que a prefeitura perfurasse os poços artesianos e o saneamento básico da área indígena. Não conseguimos, eles preferiam a Rondonistas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source