From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai e Caiuás tentam barrar despejo em fazenda hoje

22/01/2002

Autor: Gilmar Lisboa

Fonte: Campo Grande News-MS



Representantes dos índios Caiuás e a Funai protocolaram nesta manhã no Ministério Público Federal, em Brasília, e no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF), em São Paulo, duas ações para tentar impedir o cumprimento, hoje, pela Polícia Federal, do despejo dos 300 índios Caiuás que vivem desde 98 na Fazenda Fronteira, em Antonio João. A fazenda é disputada pelo seu atual proprietário, o prefeito de Antonio João Dácio Queiroz (PMDB) e os Caiuás, que alegam que a área, de 1,4 mil hectares, pertence a seus antepassados. Um terceiro documento para impedir a saída dos índios da propriedade será entregue ainda nesta manhã ao ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira.
A saída dos índios hoje foi decidida pela juíza Janete Lima Miguel, da Justiça Federal em Dourados. A decisão respalda despacho do juiz substituto do TRF, Gilberto Jordan, que acatou, na última semana, solicitação nesse sentido feita através de agravo regimental pelo advogado de Queiroz, Guilhermo Salazar. A medida de Jordan anula a decisão anterior do próprio juiz, concedida no dia 11 de janeiro, que suspendeu uma primeira reintegração de posse decidida pela Justiça e manteve os índios na área a pedido da Funai.
Nos documentos que protocolaram hoje em Brasília, a Funai e os Caiuás pedem que as autoridades acompanhem o litígio na área da fazenda e que auxiliem na concepção de uma saída para a disputa da propriedade. Eles pedem, também, que seja mantida a decisão do último dia 10 tomada pela Justiça, que dá prazo de 30 dias para que seja achada uma solução para o destino dos índios. Os índios também garantem que não vão deixar a área, mesmo com a interferência da polícia.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source