From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cerimônia ecumênica abençoa águas do Rio Amazonas

17/07/2006

Fonte: OESP, Vida, p. A15



Cerimônia ecumênica abençoa águas do Rio Amazonas
Conferência reuniu papa ortodoxo, pajés, cardeais e bispos protestantes

Paulo Sotero

Pajés de três povos indígenas e líderes das quatro maiores denominações cristãs abençoaram ontem as águas do rio Amazonas numa cerimônia coreografada para introduzir a dimensão religiosa no debate sobre a preservação da Amazônia.

"A destruição ecológica é um pecado contra Deus e a criação", afirmou o Patriarca Ecumênico de Constantinopla e papa de 250 milhões de cristãos ortodoxos, Bartolomeu I, à bordo da balsa Lady Irene, ancorada próxima ao ponto onde as águas escuras do Rio Negro encontram as águas barrentas do Solimões e seguem separadas por quilômetros já no leito do Rio Amazonas.

Bartolomeu I, que preside desde a sexta-feira um simpósio internacional de uma semana sobre religião, ciência e meio ambiente a bordo do navio Iberostar, foi saudado pelos pajés Raimundo Dessana, Feliciano Boniwa e Estevão Tucano. Com uma dança ritual, acompanhada por sons de flauta, Raimundo abençoou o patriaca, dois cardeais católicos - Roger Etchegaray, enviado do papa Bento XVI, e Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de Salvador - o bispo anglicano de Liverpool, James Jones, o reverendo Tor Jorgensen, bispo luterano da Noruega, e os metropolitas ortodoxos de São Paulo, Damaskinos Mansur, e de Buenos Aires, Tarassios. Em breve discurso, no qual desculpou-se por seu português, Raimundo mencionou seu nome católico e sua religião indígena e defendeu os direitos dos povos nativos na Amazônia.


AÇÃO DE GRAÇAS

Acompanhada de onze embarcações por dezenas de cientistas, ecologistas, representantes de governos e jovens de países vizinhos que retraçaram o caminho fluvial do conquistador Francisco Arellana, a cerimônia incluiu a recitação do Salmo 136, uma ação de graças pelas maravilhas criadas por Deus, feita pelo cardel Agnelo, e a entrega de um ícone da Virgem Maria e do menino Jesus pelo patriarca Bartolomeu I ao arcebispo de Manaus, d. Luiz Soares Vieira, para ser exposto na catedral da capital amazonense.


ATOLAMENTO

Os participantes do simpósio começaram a conhecer no sábado as dificuldades e desafios da preservação e da exploração dos recursos da Amazônia numa instrutiva viagem de avião fretado e de ônibus a uma área próxima a Santarém, no Pará, na qual não faltou um atolamento na estrada lamacenta de uma perua que levava os dois cardeais católicos e outros líderes religiosos.

A expedição incluiu uma visita a um dos campos de cultivo de soja ilegalmente estabelecidos nos últimos seis anos no que era antes floresta virgem e à aldeia Maguari, um lugarejo às margens do Rio Tajapós onde cerca de oitenta famílias sobrevivem precariamente produzindo peças rudimentares de artesanato e couro vegetal com a resina da borracha extraída dos seringais. Recebido com festa e uma dança típica, o patriarca distribuiu santinhos da Virgem Maria.

OESP, 17/07/2006, Vida, p. A15
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source