From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Disputa entre etnias

20/08/2006

Fonte: CB, Brasil, p. 15



Disputa entre etnias
Jogos reúnem, no Pará, integrantes de 16 povos para competições esportivas tradicionais e atividades típicas de quem vive em aldeias

Carmen Souza
Enviada Especial

Palco da catequização indígena no final do século 19, Conceição do Araguaia terá, nos próximos dias, a chance de inverter a história. A pouco mais de mil quilômetros de Belém, a cidade sediará, até quarta-feira, a terceira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Pará. Em vez de dominação, a troca de experiências e a exaltação da cultura brasileira.
"A nossa intenção é mostrar a diversidade. O público vai se encantar com a variedade de etnias que trouxemos este ano", garante Sara Lorenz, coordenadora do evento. Durante cinco dias, 500 índios de 16 etnias disputarão desde as modalidades tradicionais de uma competição esportiva - como futebol, natação e atletismo - a atividades típicas dos homens de aldeia. Arco e flecha, arremesso de lança e corrida de tora fazem parte da segunda lista. Não há premiações.

Mas os índios recebem toda a estrutura para participar do torneio, incluindo hospedagem, alimentação e uniformes. Segundo a organizadora, para os atletas não deixarem em casa o jeito índio de ser, a organização montou uma estrutura com toque tupiniquim. Em uma ilha às margens do Rio Araguaia, malocas dividem espaço com uma arena olímpica. Metais, fios e holofotes estão no meio de caciques exalando liderança; velhas índias que resguardam a naturalidade da nudez; e crianças indicando a vontade de perpetuar as origens.

Como as pequenas kayapós que,ontem,primeiro dia do evento, aliviavam o calor de quase 40º nas águas do Araguaia. Mesmo dentro do rio, colares e pulseiras não saíram do corpo pintando com tinta natural. Trinta e cinco kayapós estão na oca montada na entrada da arena olímpica.
Eles participarão de quatro modalidades: atletismo, futebol, cabo de força e arco e flecha.

Vencedores na última edição dos jogos paraenses em duas modalidades, natação e cabo de força, os habitantes da aldeia de Pururé Gorotira, a seis horas de carro de Conceição dos Araguaia, preferem descartar o favoritismo.
"Não estamos aqui para competir. Queremos mostrar a cultura do índio e fazer com que as etnias juntem forças", diz Davi Kayapó, líder do grupo.

A terceira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Pará custará R$ 1,1 milhão. O valor é praticamente o mesmo gasto na segunda edição do torneio, que ocorreu em agosto do ano passado em Altamira. "Queríamos fazer um torneio maior. Mas alguns cortes no orçamento nos forçaram a reduzir o número de etnias convidadas para manter a mesma estrutura", reclama Lorenz.

A segunda edição contou com a participação de 600 índios de 18 etnias. Nesta, serão fornecidas diariamente em torno de 2,4 mil refeições para os atletas. A organização calcula que 4 mil pessoas vão circular na cidade durante o evento.

A Repórter e o Fotógrafo viajaram a convite da Secretaria de Esporte e Lazer do Pará

CB, 20/08/2006, Brasil, p. 15
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source