From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

RAPOSA SERRA DO SOL - CIR prepara carta para o presidente Lula pedindo agilidade na retirada de arrozeiros

07/02/2007

Fonte: Folha de Boa Vista




De um lado a Alidcir, contrária à retirada de não-índios e arrozeiros da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. De outro, o CIR que está prestes a entregar um documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pedindo agilidade no trabalho de retirada. Os grupos indígenas divergentes estiveram reunidos no Distrito Surumu ontem.

Nas assembléias simultâneas que aconteceram no Surumu, as idéias divergentes também foram, novamente, expostas por cada entidade. O presidente do CIR, Marinaldo Trajano, destacou que na sexta-feira, dia 09, último dia da 36o Assembléia dos Tuxauas, será elaborada uma carta para a Presidência da República, solicitando a agilidade na retirada de arrozeiros e não-índios da Raposa Serra do Sol.

A expectativa de Trajano é que a desocupação de não-índios e arrozeiros aconteça ainda este ano. "É uma área de homologação. O que está faltando é a retirada dos não-índios", disse.

Por outro lado, na 10a Assembléia da Alidcir, o presidente da entidade, Anísio Pedrosa, alertou que a retirada de não-índios com a indenização cabe a aceitação de cada morador. Mas frisou que a convivência entre índios, não-índios e arrozeiros na área é harmônica.

A retirada dos arrozeiros da Raposa Serra do Sol ainda não foi decidida pela Justiça, já que os empresários recorreram para permanecer no local. Os tuxauas ligados à Alidcir, principalmente o do Distrito Surumu, José Brazão, disseram que se a Justiça negar a permanência dos arrozeiros na área, "a Alidcir vai buscar até o último recurso judicial para que a retirada não aconteça".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source